Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter teria excluído fotos e vídeos postados na rede até 2014

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Agosto de 2023 às 16h07

Link copiado!

Souvik Banerjee/Unsplash
Souvik Banerjee/Unsplash
Tudo sobre Twitter

Várias mídias antigas publicadas no X (antigo Twitter) começaram a sumir da rede social sem explicação. Ainda não é possível confirmar se a rede social removeu esses dados ou se tudo se trata apenas de um bug ou instabilidade na plataforma.

O problema foi apontado na tarde de ontem (17) pelo usuário @DaniloTakagi no Twitter. Ele relatou que mídias publicadas antes de novembro de 2014 haviam desaparecido das publicações.

Continua após a publicidade

Rapidamente, a comunidade percebeu que muitas imagens clássicas da rede social foram removidas, como a célebre selfie dos famosos durante a cerimônia do Oscar de 2014. A foto publicada por Ellen DeGeneres fez história ao atingir mais de 2,8 milhões de compartilhamentos na rede social, mas agora conta apenas com um link no lugar — e tentar acessá-lo leva para uma página inexistente.

Outra imagem famosa no Twitter brasileiro também sumiu: a selfie do post “Eu na antena parabólica”, de 2012, com mais de 140 mil republicações e 160 mil curtidas.

Continua após a publicidade

Problema pode estar relacionado ao domínio t.co

Não dá para apontar a causa exata do problema, mas existem algumas hipóteses. A primeira delas envolve o domínio t.co, usado para encurtar links e hospedar imagens publicadas na rede social: em pesquisa feita pelo Canaltech, publicações de 2014 para trás mostram o link inativo, e isso afeta principalmente as mídias publicadas. Ao copiar e colar o endereço manualmente no navegador, o Twitter abre uma página de erro.

Alguns usuários na rede apontaram que o sumiço teria relação com a decisão da empresa de apagar contas antigas: o Twitter deixou claro em março deste ano que pode suspender contas inativas por mais de 30 dias. No entanto, ainda é possível ver outras publicações antigas desses mesmos perfis, então o problema aparenta estar vinculado às URLs.

Continua após a publicidade

Twitter e Elon Musk ainda não se pronunciaram

O Twitter ainda não fez nenhuma publicação oficial sobre o assunto — vale a pena lembrar que o e-mail oficial da empresa para contato da imprensa responde a todas as mensagens automaticamente com um emoji de cocô, então a situação ainda é apenas uma especulação.

Quem costuma abordar as mudanças da rede social é o atual dono, Elon Musk. Até o momento, Musk também não comentou o sumiço das fotos, mas aproveitou para anunciar que a função de bloquear contas vai ser removida em breve.