Twitter deixa mais lento o carregamento de páginas rivais, diz jornal
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O X (ex-Twitter) estaria tornando o carregamento de páginas de redes rivais mais lento. Relatos de usuários reunidos pelo The Washington Post mencionam que o acesso a links do Facebook e do New York Times, por exemplo, está mais devagar do que o normal.
- TweetDeck se torna exclusivo para assinantes do Twitter Blue
- Twitter Blue tem menos 1 milhão de assinantes, diz analista
A lentidão afetaria somente sites que, a princípio, desagradam Elon Musk — portanto Facebook, Instagram, Bluesky, The New York Times e Reuters, entre outros. O atraso estaria na casa dos segundos, mas o suficiente para ser notado pelos usuários.
Após a publicação da reportagem, o Washington Post notou que a lentidão foi revertida em alguns sites. Não está claro se isso foi uma decisão da plataforma ou se algum problema foi resolvido.
Segundo a apuração, o problema estava no encurtador de links do Twitter. Ele é ativado sempre que você compartilha algum link na plataforma, servindo como uma forma para o Twitter coletar dados de engajamento como a quantidade de cliques e redirecionamentos.
Não impede acessos
Ainda que a lentidão não impeça ninguém de acessar as páginas, o tempo extra poderia desencorajar usuários a prosseguir no link. O mecanismo serviria para aumentar a retenção de usuários e minimizar o alcance de publicações que desagradam o dono da plataforma.
Essa não seria a primeira vez que a vontade de Elon Musk interefere na relação da rede social com rivais, inclusive: no ano passado, o bilionário decidiu banir links para outras plataformas, apesar de a decisão ter sido revertida horas depois.
Fonte: The Washington Post