Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter tem lista secreta para promover Musk e indicados, afirma site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Março de 2023 às 17h19

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre Twitter

O Twitter possui uma lista de usuários com maior visibilidade que os outros. A afirmação é do site Platformer, que teria descoberto um restrito grupo de 35 pessoas com amplo crescimento, sem motivo justificado, nos últimos meses.

A listagem é bem eclética e vai desde astros do esporte, como o jogador de basquete estadunidense LeBron James, passando por youtubers, investidores do Twitter e chegando até ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Alguns perfis de conteúdos virais, como Drill, e comentaristas políticos também tiveram o alcance ampliado.

Continua após a publicidade

A lista VIP inclui também alguns comediantes, um escritor de moda, uma conta focada em divulgar lançamentos da Tesla (@teslaownerssv) e alguns jornalistas. Todas essas pessoas têm pouco em comum entre si, por isso levou-se uma certa suspeita sobre a visibilidade repentina.

O Platformer relata que a lista foi criada inicialmente para ajudar a acompanhar as mudanças recentes do algoritmo do Twitter. A ideia era ter uma espécie de grupo de estudo para acompanhar como cada alteração afeta o alcance de famosos.

Ferramenta de ajuste do alcance

O site explica que os desenvolvedores criaram uma maneira de ajustar o sistema de classificação quando notavam uma queda no engajamento desses “usuários de alto perfil”. O objetivo era garantir que tuítes de tais contas seletas fossem sempre exibidos.

Continua após a publicidade

Musk já estava nessa lista antes de assumir o posto, mas parece ter obtido uma queda em dezembro. De lá para cá, os engenheiros do Twitter fizeram novas mudanças que deixaram o perfil do magnata novamente no topo das indicações, o que explicaria porque hoje ele é onipresente na linha do tempo de todos os usuários.

O Plataformer garante ter obtido informações internas que revelam um pouco das exigências feitas por Musk. O “executivo-chefe” estaria sinalizando repetidamente as reclamações de usuários de alto perfil, forçando os desenvolvedores a atuar como uma “equipe de suporte ao cliente” exclusiva para Musk e seus usuários favoritos.

Pelo menos o bilionário não trata de maneira diferenciada apenas os seus amigos. A lista conta com alguns desafetos com que Musk já teve problemas no passado, como a deputada democrata dos EUA Alexandria Ocasio-Cortez.

Continua após a publicidade

Na semana passada, Musk respondeu a uma reclamação do ator William Shatner sobre a perda do selo do Twitter Bluem o que provavelmente afetaria a visibilidade de seus posts. O bilionário respondeu que não se trata de ganhar mais dinheiro, e sim de "tratar todos igualmente", sem um padrão diferente para "celebridades". Se a afirmação do Platformer for verdade, então Musk estaria mentindo sobre a igualdade.

Abertura do código do Twitter

O sistema de classificação diferenciado para VIPs tem feito funcionários do Twitter se questionarem sobre a necessidade de abrir o código do algoritmo de recomendação. Se isso for feito, apenas uma pequena parte específica seria demonstrada, sem englobar o sistema de impulsionamento para contas de alto perfil e outras ações estratégicas, garante o Platformer.

Quando assumiu o posto, Musk revelou que a administração antiga adotava um sistema de tags que guiava o algoritmo para impulsionar ou rebaixar conteúdos conforme os interesses do Twitter. Ele acusou os antigos administradores de favorecer ideais progressistas e de reduzir o alcance dos conservadores.

Continua após a publicidade

Resta saber se algo mudará agora com a priorização de visibilidade de contas verificadas pelo Twitter Blue. A plataforma já oferece prioridade para os verificados em respostas de tuítes e passará a recomendar apenas essas contas na página “Para você”.

No começo da semana, foi descoberto que parte do código-fonte do Twitter vazou no GitHub. Até o momento, o culpado não foi identificado, embora haja suspeita de se tratar de algum ex-funcionário incontente.

Fonte: Platformer