Twitter vai recomendar apenas posts de assinantes na aba "Para Você"
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
Somente contas de assinantes do Twitter Blue serão recomendadas na aba "Para você" no Twitter, anunciou Elon Musk nesta segunda-feira (27). A partir de 15 de abril, o feed com sugestões do algoritmo exibirá publicações de perfis seguidos e de perfis pagantes que podem ser interessantes para você.
- Elon Musk estima que Twitter vale apenas 45% do que ele pagou pela empresa
- Código-fonte do Twitter vaza no GitHub
"A partir de 15 de abril, apenas contas verificadas estarão qualificadas para fazer parte das recomendações [do feed] 'Para você'", disse Musk em publicação no Twitter. "Essa é a única maneira realista de lidar com enxames avançados de bots de IA que tentam assumir o controle. Caso contrário, é uma batalha perdida sem esperança", complementou.
Pelo que dá para entender do post de Musk, a mudança não fará o feed "Para você" ser composto apenas por publicações recomendadas de usuários pagantes. Ali aparecerão posts de pessoas que você segue junto de sugestões(de contas que você desconhece e que não são retuites ou curtidas de colegas da rede) vindas apenas de contas pagas.
Como o Twitter passou a responder solicitações da imprensa com um emoji de cocô, não há como tirar essa dúvida.
O real impacto da decisão será no potencial de descoberta do Twitter. A tendência é que fique mais dif ícil encontrar perfis potencialmente interessantes para você no feed "Para você".
Votação de enquetes também ficam restritas
As recomendações do feed do Twitter não serão as únicas alterações: a opção de participar de "enquetes oficiais" da plataforma será restrita aos usuários com Twitter Blue. "A votação em enquetes exigirá verificação pelo mesmo motivo", disse Musk.
Tal restrição não é exatamente uma surpresa: em dezembro de 2022, o dono da rede social havia mencionado que essa regra seria implementada — na época, porém, não foram reveladas datas para isso acontecer.
Vale mencionar que Elon Musk havia prometido que todas as grandes mudanças do Twitter seriam decididas por enquetes, medida que buscava evitar o fiasco que foi o banimento de links para outras redes sociais de dezembro de 2022. A mudança anunciada nesta segunda-feira (27), porém, nunca entrou em votação.
(Alguns) bots são legais
Também no Twitter, o bilionário ressaltou que existem, sim, "bots verificados" bem-vindos no Twitter. "Dito isto, não há problema em ter contas de bot verificadas se elas seguirem os termos de serviço e não se passarem por um ser humano", explicou Musk.
Apesar de usar o termo "bots verificados", o dono da rede social parece fazer referência a contas automatizadas que pagam pelo Twitter Blue — portanto, que geram receita para a plataforma.