Publicidade

Twitter suspende contas que bloqueiam muitos anunciantes e intriga usuários

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre Twitter

O Twitter aparentemente tem suspendido contas que bloqueiam muitos perfis de anunciantes da rede social, relatam usuários da plataforma. Várias pessoas receberam um "gancho" e ficaram impedidas de seguir, curtir e retuitar publicações por três dias devido a uma violação da "Política contra spam" da rede social, mas sem necessariamente espalhar conteúdo em massa na rede.

O Twitter não dá detalhes muito claros no aviso de suspensão. "Parece que sua conta viola a política contra spam do Twitter. As funções de seguir, curtir e retuitar ficarão limitadas pelo período a seguir" — informa a rede social. Até alguns repórteres do Canaltech tiveram as interações travadas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A principal suspeita da comunidade é de que o Twitter passou um pente fino contra perfis que bloqueiam contas de anunciantes que aparecem no feed.

Quais são as regras contra spam do Twitter?

A "Política contra spam e manipulação da plataforma" do Twitter foi instaurada em março de 2023, segundo a página oficial de suporte da rede social. O texto é extenso e menciona exemplos de publicações e ações consideradas spam para a rede social, incluindo:

  • Spam por motivos comerciais, "que geralmente tem o objetivo de direcionar o tráfego ou a atenção de uma conversa do Twitter para contas, sites, produtos, serviços ou iniciativas";
  • Engajamento não autêntico;
  • Atividade coordenada;
  • Atividade prejudicial coordenada;
  • Usar o código-fonte aberto do Twitter para contornar as correções ou defesas da plataforma.

Embora o bloqueio massivo de anunciantes não seja mencionado no artigo, é possível que ele se enquadre como "Uso indevido de funções de produtos do Twitter". A seção mostra uma variedade de usos indevidos de recursos da plataforma para inflar, prejudicar engajamento ou simplesmente bagunçar a rede social, como seguir e parar de seguir várias contas em sequência, interagir de forma agressiva ou automática e abusar de hashtags.

Bloquear anunciantes é errado?

Continua após a publicidade

A possibilidade de bloquear contas de anunciantes existe no Twitter há anos. Esse é um dos mecanismos disponíveis para evitar que uma determinada publicidade apareça no feed e, na prática, é o mesmo recurso usado para bloquear qualquer perfil (comercial, anunciante ou não) da plataforma.

Não é de hoje que a comunidade do Twitter está insatisfeita com a quantidade de publicidade exibida no feed principal e, depois da inauguração da guia "Para você", o sentimento parece ter crescido. Sendo assim, a quantidade de bloqueios contra contas comerciais deve ter aumentado significativamente.

Quanto mais pessoas bloqueiam perfis comerciais com publicidade, menor o engajamento com as campanhas. Em larga escala, esse fenômeno pode impactar negativamente na receita do Twitter — e a Rede do Passarinho não está em boa posição para desagradar clientes.

Twitter não comentou sobre o assunto

Continua após a publicidade

Contudo, isso é apenas uma dedução do que pode estar acontecendo. Nem o Twitter nem o dono da plataforma, Elon Musk, comentaram publicamente sobre o assunto até agora.

O Canaltech entrou em contato com a rede social e foi respondido com emoji de cocô — algo que acontece desde março deste ano.