Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter prepara moeda própria para monetização de tuítes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Janeiro de 2023 às 17h03

Link copiado!

Brett Jordan/Pexels
Brett Jordan/Pexels
Tudo sobre Twitter

O Twitter está trabalhando na extensão do recurso de gorjetas para dar mais possibilidades de monetização para os criadores. Trata-se de uma moeda exclusiva da rede social chamada "Coins", as quais poderão ser usadas para enviar dinheiro para usuários indiretamente.

O desenvolvedor Nima Owji usou algumas técnicas de engenharia reversa para fuçar no app da rede social e acabou encontrando esse novo sistema, ainda em fase de testes. Como tudo ainda está em desenvolvimento, é impossível saber exatamente o que cada coisa faz, mas dá para ter uma boa ideia com os prints.

Continua após a publicidade

Owji descobriu um ícone em formato de moeda com o símbolo do passarinho branco na barra de navegação, entre as Notas da Comunidade e a Roda do Twitter. Ao lado, vem o nome usado até o momento ("Coins"), que pode ser trocado até o lançamento oficial.

Essas moedas devem ser compradas pelos usuários para serem trocadas por troféus, que podem ser enviados para os criadores de conteúdo. Ontem (12), a desenvolvedora e leaker Jane Manchun Wong havia exibido uma série de imagens com moedas ao lado, sugerindo um sistema de recompensas.

Coins devem ser trocadas por itens virtuais

Com essa descoberta de hoje, fica mais claro que o mecanismo é, na verdade, uma espécie de brinde comprado com moedas para ser enviado às pessoas. O Kwai e o TikTok já tem um modelo bem parecido para envio de gorjetas: em vez de doar dinheiro de verdade, você compra uma flor virtual (ou vários outros) e manda para a conta. No fim do mês, essa pessoa pode converter os itens virtuais em moeda fiduciária para sacar.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro qual será o valor de cada Coin (ou se elas poderiam ser compradas com criptomoedas), mas dá para saber que o troféu de ouro será o item mais cobiçado, pois custa 5.000 delas. Esses mimos podem ser enviados para mostrar apreço por algum conteúdo engraçado, útil, visionário ou em diversas outras categorias.

As Coins serão provavelmente compradas por uma ferramenta de pagamento do Twitter, permitindo a arrecadação de dinheiro com taxas aplicáveis ao saque. É claro que tudo isso não passa de especulação, já que Elon Musk não divulgou nada até o momento. O jeito é aguardar por informações extras, torcendo para que esse sistema caia mais no gosto das pessoas do que o Tip Jar.

Nesta semana, o Twitter começou a liberar o feed estilo TikTok, no qual é possível arrastar o dedo para o lado para alternar a exibição direcionada pelo algoritmo para a cronológica. A troca não agradou e muita gente reclamou na rede social desta mudança abrupta.