Twitter começa a liberar botão de gorjeta para facilitar doações a criadores

Twitter começa a liberar botão de gorjeta para facilitar doações a criadores

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Maio de 2021 às 11h45
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)

O Twitter começou a liberar a “caixinha de gorjetas” para usuários selecionados. A rede social testa um atalho para colaborações financeiras dentro de perfis na tentativa de torná-la rentável para criadores de conteúdo, formadores de opinião e outras figuras que compõem a plataforma.

Fornecer links para carteiras digitais ou sites de financiamento coletivo é uma das práticas comuns na rede, principalmente nas publicações que acumulam centenas de interações e curtidas. A divulgação não viola os termos de uso do Twitter, mas é pouco prática e eventualmente se perde dentro de threads e milhares de comentários.

O botão para contribuições fica ao lado do atalho para mensagens diretas (Imagem: Divulgação/Twitter)

Agora, para tornar esse processo mais simples, usuários poderão contribuir com perfis do Twitter diretamente pelo botão “Tip Jar”, simbolizado com cédulas ao lado do botão “Seguir”. Ao clicar no ícone, uma lista de plataformas e serviços adicionados ao perfil aparece e leva o usuário diretamente para a página de doações do app escolhido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Atualmente, o Twitter suporta links diretos para o Bandcamp, Cash App, Patreon, PayPal e Venmo. Não há taxas sobre o valor transferido e ainda não foi esclarecido se o perfil deve ser verificado para ter a ferramenta no futuro.

Apenas o nome de usuário é o bastante para cadastrar algumas plataformas (Imagem: Divulgação/Twitter)

O teste, além de avaliar o funcionamento da ferramenta, também servirá para analisar a adesão do botão. O link para gorjeta procura atrair criadores para a plataforma, que antes ainda tinha poucas alternativas para tornar perfis rentáveis. Nesse período, a rede do passarinho azul espera receber feedbacks dos usuários selecionados para refinar ainda mais o recurso.

Com o tempo, o botão para gorjetas deve ser disponibilizado para mais perfis. O Twitter não especificou qual região receberá o teste, mas espera “expandir para outros idiomas” no futuro. Por enquanto, a novidade estará disponível no app para Android e iOS e não há datas específicas para a sua ampliação.

Fonte: Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.