Publicidade

Twitter separa feed em abas no estilo TikTok e usuários reclamam

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Janeiro de 2023 às 10h57

Link copiado!

Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)
Tudo sobre Twitter

O feed do Twitter passou a ser dividido em abas “Para você” e “Seguindo” no app para iOS a partir desta terça (10). A mudança se inspira na interface do TikTok, em que há uma aba inteiramente dedicada a recomendações de algoritmo, enquanto outra é exclusiva para publicações de contas seguidas pelo usuário.

“Veja os tuítes que você quer ver. A partir de hoje no iOS, deslize entre as guias para ver os tuítes recomendados ‘Para você’ ou os tuítes das contas que você está ‘Seguindo’”, anunciou a plataforma através do perfil Twitter Support. “As guias ‘Para você’ e ‘Seguindo’ substituem a “Página inicial’ e ‘Mais recente’ e serão fixadas na parte superior da sua linha do tempo para que você possa alternar facilmente entre elas”, complementou o post.

Continua após a publicidade

As comparações com o TikTok são inevitáveis: na rede social de vídeos curtos, o feed principal é dividido entre as publicações recomendadas (também chamadas de “Para você”) e perfis seguidos. Ao separar o feed em duas abas, o Twitter tem mais espaço para recomendar conteúdo e veicular publicidade sem interferir significativamente na experiência com a rede social. Se o usuário não quer conferir as recomendações do algoritmo, basta trocar de aba para conferir posts de contas que segue.

Recepção negativa

De certa forma, a nova UI é semelhante ao padrão “Home” e “Tuítes recentes” experimentado pelo Twitter no ano passado. Na época, a mudança não agradou todo mundo, já que muitos usuários preferiam apenas habilitar o feed em ordem cronológica de uma vez só e não precisar alternar entre abas.

Continua após a publicidade

Porém, a opinião do público sobre a mudança recente é igualmente negativa. Várias respostas ao post do Twitter criticam da nova interface, reclamam da alteração forçada e da insistência do app em exibir o feed “Para você”, em vez de voltar para a aba preferida.

No app do Twitter para Android e na versão web da rede social, o feed segue inalterado. Usuários ainda tem uma página inicial única e ajustável pelo menu do canto superior direito. Não se sabe quando a mudança também chegará para essas plataformas.