Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter inicia testes com botão de editar tuítes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Setembro de 2022 às 11h19

Link copiado!

(joshua hoehne/ Unsplash)
(joshua hoehne/ Unsplash)
Tudo sobre Twitter

O Twitter anunciou que a opção de editar tuítes já pode ser visualizada de forma pública pelos usuários da plataforma. Em um tuíte pouco informativo (e bem comemorativo), a rede social apenas menciona que alguns pessoas podem ver a marcação "Tweets editados" devido ao teste em andamento.

O recurso de edição será semelhante ao existente no Facebook, onde você tem um histórico de edição vinculado para que qualquer pessoa consulte a mensagem original. Além disso, as publicações modificadas serão marcadas com um ícone, um carimbo com data e hora e um rótulo "last edited" (última edição, em português) com o ícone de lápis.

Continua após a publicidade

Como vai funcionar a edição de tuítes

Tuítes poderão ser editados uma quantidade limitada de vezes (ainda não foi revelada quantas) durante os 30 minutos seguintes à publicação. Isso significa que ninguém poderá trocar um conteúdo antigo para acusar rivais ou atacar desafetos, como poderia ocorrer em perfis políticos, por exemplo.

Você poderá usar a funcionalidade para corrigir erros de digitação e adicionar tags perdidas, mas o Twitter ainda não disse se vai ser possível mudar links ou adicionar/remover fotos.

O recurso tem desembarque previsto inicialmente para assinantes do Twitter Blue até o final de setembro, mas a rede social deve expandi-lo após as constantes reclamações. Em geral, o plano de assinaturas tem como um dos benefícios o acesso antecipado a recursos em desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Tuítes editados não chegam agora

As publicações editadas ainda podem passar por ajustes, principalmente se os desenvolvedores notarem mal uso do recurso. O teste inicial será focado em um único país (possivelmente os Estados Unidos) e expandido conforme a observação do uso do botão.

Quem está ansioso por editar seus tuítes e não é assinante ainda precisará aguardar mais algum tempo. O Twitter não disse quando deve levar a novidade de modo amplo para todos, mas é bom considerar ao menos uns seis meses de observação e ajustes.

Continua após a publicidade

Na semana passada, uma tela de marketing do Blue dava a entender que o botão Editar Tweet seria entregue para todos em breve. O banner falava que os assinantes teriam "acesso antecipado" a essa novidade, ou seja, testariam a funcionalidade antes de ser implementada para os demais.

Como vai funcionar a edição de tweets?

Após uma década de espera, fãs da rede do passarinho finalmente poderão editar seus posts. Este é talvez o recurso mais pedido de todos os tempos, mas sempre visto com muita cautela devido à preocupação com abusos. O fundador e ex-CEO Jack Dorsey, por exemplo, era contrário e chegou a dizer que o Twitter nunca adotaria isso.

Em junho, imagens vazadas revelaram um timer de 30 minutos na parte superior da tela de edição. Esse seria um recurso único do Twitter, já que as outras plataformas permitem editar conteúdos a qualquer tempo. Um mês antes, uma desenvolvedora conseguiu acessar uma versão prévia na qual as pessoas poderiam não apenas trocar palavras, mas alterar todo o tuíte e as mídias associadas a ele.

Continua após a publicidade

Embora pareça algo bobo, editar tuítes é mais fácil do que apagar um post e republicá-lo do zero. Você precisará ter todo o trabalho de reescrevê-lo, subir arquivos ou buscar links, além de perder todas as interações dos seguidores, caso o conteúdo já esteja no ar há alguns minutos.