Tumblr Tips é novo o sistema de gorjeta para criadores de conteúdo da plataforma
Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2022 às 16h37
Após lançar o Post Plus, o Tumblr testa um novo modelo de monetização no estilo de gorjetas, o Tumblr Tips. O recurso permite que os visitantes de um blog possam doar até US$ 100 para autores e enviar uma mensagem especial ou colaborar financeiramente de forma anônima sem deixar recados.
- Tumblr vai bloquear conteúdos adultos no iOS para evitar problemas com a Apple
- Twitter testa reprodução de vídeos em velocidade acelerada
A ferramenta é bastante parecida com o Tip Jar do Twitter, em que seguidores podem mandar dinheiro para outros tuiteiros direto do app. No caso do Tumblr, toda doação rende à plataforma 2,9% do valor doado mais US$ 0,30 (R$ 1,50) de comissão e, por não estar atrelado aos métodos de pagamento da Apple ou do Google, a companhia não paga a taxa de 30% às gigantes.
Assim como no Post Plus, o Tumblr inicia a liberação do Tumblr Tips nos Estados Unidos, mas promete ampliar os testes para mais regiões em breve. Por enquanto, não foram divulgadas condições que fazem um criador ser elegível para o programa.
A polêmica do Post Plus
Em setembro, quando o beta do Post Plus foi aberto ao público geral, a comunidade da plataforma não recebeu bem a novidade. A maior preocupação dos usuários era de que o recurso afetasse intimamente a cultura da rede quanto ao compartilhamento de conteúdo gratuito.
Além desse problema, o recurso não permitia que criadores de conteúdo pudessem bloquear doadores específicos, abrindo uma brecha para assédio direcionado na plataforma. Segundo relatos conferidos pelo site TechCrunch, um perfil chegou a ser ameaçado de morte por usuários pagantes, que não parou até que a rede social intervisse.
Contudo, a intenção de boa parte do Tumblr sempre foi lançar uma ferramenta de doação no estilo gorjeta, e não criar um paywall para visitantes, como acabou se tornando o Post Plus. Um ex-funcionário do site contou ao TechCrunch que a proposta do recurso mudou por decisão dos chefes da plataforma.
Até agora, o Tumblr não compartilhou informações sobre os ganhos com o Post Plus. O chefe de produto do Tumblr, Bohdan Kit, diz apenas que o beta aberto “abriu o funil para um público muito mais amplo e coletamos muito mais insights, especialmente de criadores internacionais”.
Fonte: TechCrunch