TikTok testa novo visual limpo para experiência sem botões

TikTok testa novo visual limpo para experiência sem botões

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2022 às 18h55
Olivier Bergeron/Unsplash

O TikTok começou a testar um recurso que permitiria uma experiência sem distrações no aplicativo. Chamado clear mode (modo limpo, em português), essa novidade deve remover botões, legendas e outros elementos da interface para você curtir seus vídeos curtos de forma mais imersiva.

A configuração foi visualizada por usuários e destacada pelo consultor de mídias sociais Matt Navarra no Twitter. Os prints de tela compartilhados revelam se tratar de um recurso que precisa ser ativado nas configurações. Ao fazê-lo, você não verá mais nomes de usuários, legendas e informações sobre o áudio.

Há casos, também experimentais, no qual a pessoa não verá nada além do próprio conteúdo. Botões de curtida, comentários e compartilhamentos também seriam totalmente removidos para ficar apenas o vídeo. É claro que isso poderá ter algum tipo de impacto negativo sobre o engajamento, logo não dá para saber qual seria o objetivo dos desenvolvedores.

Por outro lado, em alguns vídeos é comum que elementos da interface cubram parte importante do conteúdo. Se o material for reaproveitado de outras plataformas, por exemplo, isso pode ocorrer com maior frequência. O recurso seria muito útil nessas situações.

A barra inferior com acesso à home, amigos, chats e informações do perfil continuam presentes. O botão de lives e as guias "Seguindo" e "Para você" também permaneceriam intactas nessa modalidade testada.

Modo sem distrações

Em contato com o TechCrunch, o TikTok disse não haver o que compartilhar sobre o teste no momento. Por enquanto, a modalidade está liberada na forma de teste apenas para poucos usuários, e não existe uma previsão de quando chegará aos demais.

Para saber se foi um dos sortudos, basta tocar a segurar o dedo na tela por alguns segundos. Se o recurso estiver presente, a configuração Clear Mode deve aparecer entre as opções "Salvar vídeo" e "Adicionar aos Favoritos".

A rede social da ByteDance tem feito vários experimentos nos últimos meses, com intuito de trazer sempre a melhor experiência para o usuário. Uma das novidades é a possibilidade de gerenciar contas com softwares de terceiros, como o HootSuite e o Sprout, o que facilita a vida de quem trabalha com marketing digital.

O TikTok também planeja entrar no mundo dos jogos online, em um sistema bem semelhante ao Facebook no passado. O diferencial aqui seria colocar os criadores de conteúdo no centro da experiência, justamente para proporcionar maior interação com os fãs durante transmissões ao vivo.

Fonte: TechCrunch  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.