TikTok começa a testar com games online na plataforma
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O TikTok deve adicionar minijogos para incentivar a interação entre usuários na rede social. A plataformados vídeos curtos começou a realizar alguns testes no Vietnã para mensurar a receptividade e coletar feedback das pessoas — 70% dos usuários por lá tem menos de 35 anos.
- TikTok pode ganhar editor de vídeos integrado
- TikTok quer incentivar usuário a creditar vídeos que inspiraram seus posts
É provável que este seja primeiro passo de uma expansão com mais jogos para país do sul da Ásia. Os usuários do Douyin, a versão chinesa do TikTok, podem jogar na plataforma desde 2019. Para os Estados Unidos e o Brasil, não há detalhes sobre eventuais lançamentos.
Ainda não se sabe quais games estarão disponíveis, mas relatos passados mostraram experimentos do TikTok com títulos feitos em HTML5. Além disso, devem chegar alguns parceiros como a Zynga, empresa por trás de clássicos do Facebook como City Ville, Café Mania, Mega City e Vostu Poker.
O sistema é voltado para a jogatina no próprio aplicativo, portanto não espere grandes títulos com avançadas mecânicas. O foco seria ampliar a socialização e prender as pessoas por mais tempo no app, seja com os vídeos curtos ou brincando com amigos.
Receita vinda dos games
Segundo a agência Reuters, o objetivo da ByteDance, proprietaria da mídia social, é elevar a receita publicitária, afinal os games teriam anúncios e outras fontes de arrecadação. Com as pessoas passando mais tempo por lá, seria possível atrair mais atenção dos anunciantes.
O TikTok é a terceira rede social mais popular do mundo, atrás apenas do Instagram e do Facebook. São mais de 1 bilhão de usuários mensais, a maioria com uma taxa de engajamento altíssima e grande consumo de conteúdo rápido.
Além do TikTok, a Netflix também decidiu entrar no segmento, assim como outras redes sociais — Facebook e Snapchat. Os planos da plataforma chinesa, contudo, parece ser mais voltado para a monetização, em um formato inédito até agora. Resta saber se os planos vão se concretizar para ampliar a receita, conforme a expectativa do TikTok, estimada em US$ 11 bilhões em 2022.
Fonte: Reuters