Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok testa plataforma de streaming de jogos para rivalizar com a Twitch

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Dezembro de 2021 às 09h43

Link copiado!

Reprodução/TikTok
Reprodução/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok iniciou alguns testes com um software de streaming para computador chamado TikTok Live Studio, cujo objetivo é permitir a transmissão ao vivo de games ou apps via internet. A ideia parece ter inspiração em serviços já consolidados como a Twitch, o Facebook Gaming e o YouTube, já que a interface e os recursos iniciais são bem semelhantes ao dos rivais.

Embora tenha ficado acessível por um tempo, a página demonstrativa já foi retirada do ar. De acordo com Zach Bussey, que compartilhou capturas de tela do TikTok Live Studio no Twitter, haverá suporte a streaming em modo paisagem ou retrato, bem como a possibilidade de inserir capturas de telefones celulares, imagens da webcam, fotos do PC e, é claro, a tela do jogo.

Continua após a publicidade

O Live Studio deve conter um sistema de filtro de palavras-chave proibidas, como palavrões ou termos indesejados, chat para comentários, uso de emojis e recebimento de "presentes" — ainda não dá para saber o que isso significa, mas pode ser um sistema de gorjetas ao estilo Bits (Twitch) ou Estrelas (Facebook). Por enquanto, não parece haver compatibilidade direta com softwares de terceiros, como o OBS e o Streamlabs, nem alertas para avisar quando se está online.

O software foi liberado apenas para um pequeno número de usuários no ocidente, mas não há detalhes sobre quem foram os escolhidos ou o critério utilizado. Por ser algo em fase experimental, a plataforma ainda parece ser bem simplista e deve passar por ajustes para entregar mais opções de gerenciamento, moderação e monetização no futuro.

Lives no TikTok

A rede social de vídeos curtos já possui um recurso de lives, mas ele é restrito aos celulares e dispositivos móveis. Mesmo que você acesse o TikTok pelo navegador de um PC, é impossível iniciar uma transmissão por lá e isso limita bastante o uso da ferramenta, especialmente no segmento de jogos.

Continua após a publicidade

Os conteúdos de jogos são bem populares na rede, mas hoje são focados apenas nos vídeos curtos. As lives atuais funcionam mais como um bate-papo entre criadores e usuários, pois não entregam ferramentas adequadas para exibir a transmissão direta do PC.

Ainda é cedo para saber se o Live Studio será lançado ou estabelecer uma data prevista para isso ocorrer. A única certeza é que o TikTok já possui um apelo muito forte com crianças, adolescentes e jovens, público-alvo perfeito para os criadores de conteúdo do setor. Se a ferramenta chegar, de fato, o mercado de streaming deve ganhar um concorrente fortíssimo e os usuários terão mais uma opção para assistir sobre games.

Fonte: Zach Bussey