Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok será a terceira maior rede social do mundo em 2022, aponta previsão

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Dezembro de 2021 às 09h30

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre TikTok

O TikTok pode se tornar a terceira maior rede social do mundo em 2022. Ao menos essa é a previsão da Insider Intelligence, empresa anteriormente conhecida como eMarketer, para o mercado de social media do próximo ano. A previsão é que o TikTok alcançará 755 milhões de usuários mensais em 2022, um crescimento de 40,8% em relação a 2021.

O Facebook registrou a marca de 2,91 bilhões de usuários ativos mensais, um aumento de 6% quando comparado ao ano anterior. Já o Instagram pode ter superado os 2 bilhões de usuários mensais no segundo semestre de 2021, apenas três anos após alcançar seu primeiro bilhão, em junho de 2018. Não há como saber as informações precisas porque a companhia não revela esses dados.

Continua após a publicidade

A Insider Intelligence usa cálculos próprios para analisar a classificação de um usuário ativo mensal. Tem empresas que consideram que apenas um acesso semestral é suficiente para considerar a pessoa como ativa, enquanto outras acreditam que a frequência seja maior ou menor. No caso da empresa citada, ela só conta usuários quando eles entram ao menos uma vez por mês, de forma consistente, na plataforma.

De acordo com as estimativas da empresa, o Facebook terá 2,1 bilhões de usuários mensais em 2022, seguido pelo Instagram com 1,28 bilhão e TikTok com seus 755 milhões de pessoas. Esse resultado é importante porque coloca a rede chinesa dos vídeos curtos à frente do Snapchat e do tradicional Twitter.

Líder em downloads

Se no total de usuários o TikTok ainda está em terceiro, o mesmo não pode ser dito na quantidade de baixados. O app já ultrapassou a marca de 2 bilhões de downloads na App Store e no Google Play Store somados, conforme pesquisa da Sensor Tower. O programa se tornou o primeiro aplicativo móvel que não é da Meta (antigo Facebook Inc.) a atingir os 3 bilhões de transferências globais nas lojas.

Continua após a publicidade

Aliás, os gastos na plataforma também cresceram bastante: cerca de US$ 2,5 bilhões (mais de R$ 14 bilhões). Isso colocou a plataforma no mesmo patamar do Tinder, Netflix, YouTube e Tencent Video em termos de rentabilidade.

Embora muita gente tenha dito que o TikTok já tenha chegado ao primeiro bilhão de usuários em 2021, a previsão da Insider Intelligence é um pouco mais conservadora devido à sua metodologia. Para 2022, o ritmo de crescimento deve ser mais lento (15,1%), mas ainda assim impressionante para uma plataforma que cuja popularidade não parece decair.

Fonte: eMarketer