TikTok pode abrir algoritmo para as autoridades nos EUA
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O TikTok considera compartilhar seu algoritmo de conteúdo com autoridades dos Estados Unidos para evitar ser bloqueado no país. A ByteDance, proprietária da rede, acredita que fornecer o código do app pode amenizar a tensão com o governo local. As informações são do Wall Street Journal.
- TikTok é a rede social mais popular entre crianças e adolescentes, revela estudo
- TikTok testa a possibilidade de “resetar” o algoritmo da aba Para Você
Há anos o TikTok é encarado com maus olhos pelo governo do país norte-americano. Essa relação complicada tomou novos contornos no começo de fevereiro, quando o senador estadunidense Michael Bennet enviou uma carta para os CEO de Google e Apple (Sundar Pichai e Tim Cook, respectivamente) solicitando a remoção da rede social das lojas Play Store (Android) e App Store (iOS).
Na opinião do senador, o TikTok representaria uma ameaça em potencial para os EUA, dada a sua “vasta influência” e “coleta agressiva de dados”.
TikTok e o algoritmo
Para tentar amenizar a tensão com o governo dos EUA, a ByteDance considera compartilhar o algoritmo de direcionamento de conteúdo da plataforma. Segundo o WSJ, a rede social elaborou um plano para permitir que autoridades do país norte-americano acessem o código proprietário a fim de acabar com a desconfiança de que a rede colabora de alguma forma com o governo chinês.
Segundo um porta-voz do TikTok, a companhia estaria disposta até mesmo a se submeter a uma supervisão independente a fim de provar que não tem nenhuma backdoor transferindo dados de usuários estadunidenses para Pequim.
O TikTok explica que o direcionamento de conteúdo feito por algoritmo leva em consideração os fatores: o que o usuário assiste, os vídeos que ele curte, os vídeos que compartilha e os perfis seguidos.
Transparência pode não ser suficiente
Apesar de a ByteDance estar disposta a compartilhar o algoritmo do TikTok com o agentes do estado nos EUA, a proposta pode não ser suficiente para o país liderado por Joe Biden. A preocupação acerca da coleta de dados de usuários ainda continuará viva e, por consequência, o app pode continuar sob suspeita.
"O TikTok pode revelar cada linha do seu código e o impacto que o algoritmo tem sobre o que está sendo exibido não seria plenamente visível", pontuou o CEO da Conferência Nacional de Cidadania, Cameron Hickey.
Atualmente, o app TikTok não pode ser baixado em dispositivos oficiais do governo dos EUA, mas qualquer pessoa no país pode baixar o app ou acessar a rede social pela web.