Publicidade

TikTok permite restringir vídeos somente para maiores de 18 anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Janeiro de 2023 às 16h14

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Criadores do TikTok agora podem publicar conteúdo exclusivamente para adultos, anunciou a rede social. A restrição da audiência, antes exclusiva para transmissões ao vivo do TikTok Live, agora pode ser aplicada a qualquer post da plataforma, mas nudez e pornografia ainda são proibidas pelas Diretrizes da Comunidade.

“Queremos capacitar os criadores a direcionar seu conteúdo para o público mais adequado. É por isso que lançamos os controles de público como uma forma de os criadores restringirem seu conteúdo a contas com mais de 18 anos no TikTok Live no início deste ano”, explicou a empresa. “Para ser claro: nossas políticas ainda se aplicam totalmente aos criadores que usam esse recurso, e removeremos conteúdo que contenha nudez e outras violações de nossas Diretrizes de Comunidade”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Nem todo conteúdo que circula no TikTok deve alcançar qualquer tipo de usuário, mas nem sempre o algoritmo dá conta de entregar de forma adequada. Ao restringir a distribuição de conteúdo, o criador também ajuda a plataforma a encaminhá-lo para o seu público-alvo, evitando também que conversas complexas e temas sensíveis cheguem a públicos inadequados.

Segmentação de conteúdo

A restrição manual de conteúdo para maiores é um esforço do TikTok em tornar a plataforma mais segmentada para o público. Anteriormente, a rede social tentou determinar quais vídeos deveriam ser encaminhados ao público maior de 18 anos de forma automática, e os próprios criadores de conteúdo podiam sinalizar quando o seus próprios perfis eram mais voltados para pessoas mais velhas.

Dificilmente, os esforços do TikTok em segmentar o conteúdo que circula na plataforma serão uma forma de abrir portas para nudez ou conteúdo explícito. Ao abraçar esse tipo de material, a plataforma possivelmente teria que lidar com opiniões contrárias de investidores e poderiam até arriscar a distribuição do app pelas lojas App Store e Play Store.

Continua após a publicidade

Barrando "conteúdos limítrofes"

Outra decisão importante da rede social foi a restrição de conteúdos inapropriados, especificamente material sexualmente explícito, sugestivos ou "limítrofes", que se aproximam demais dos limites do que a plataforma permite. "Embora a tecnologia seja mais avançada na detecção de nudez aberta, sempre haverá conteúdo limítrofe que é mais desafiador para nossos sistemas identificarem", explica o TikTok em post no site oficial.

Nisso, se enquadram os vídeos focados no público adulto, mas que não violam explicitamente as regras do app. Neste caso, são incluídos assuntos como uso de linguagem adulta, encenações, camuflagens na linguagem e imagens sugestivas.