Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok introduz sistema de "strikes" para combater violações repetidas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Fevereiro de 2023 às 08h59

Link copiado!

Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok anunciou um conjunto de mudanças no combate a violações da política e melhorias no feed "Para você". Uma política de penalização progressiva deve ser implementada para diferenciar quem errou uma única vez daqueles que agem de má-fé de maneira repetida. Já os vídeos recomendados devem receber um botão que "limpa" o algoritmo para oferecer mais variedade de conteúdo.

Nos Estados Unidos, o sistema de punição gradativa é chamada de "política de strikes", uma referência ao beisebol. Quando você erra uma vez, leva um strike de advertência. Quanto mais falhas a conta comete, mais graves serão as penalidades. É um modelo adotado com sucesso pelo YouTube e agora expandido para os vídeos curtos da ByteDance.

Segundo a empresa, a medida tem como objetivo manter a plataforma segura para usuários e criadores, livrando-a de quem descumpre as regras de maneira recorrente. Isso deve ajudar também quem teve um post removido a adotar mais cautela para não ser novamente penalizado.

Continua após a publicidade

Sistema de strikes no TikTok

Hoje, o sistema de penalidades do TikTok varia bastante conforme a atitude do usuário. Ela pode começar com uma simples redução do alcance, passando pela remoção do conteúdo e até banimentos. O problema é que nem todas as contas aprendem com o erro, continuando na reincidência das atitudes indevidas.

“Os infratores reincidentes tendem a seguir um padrão – nossa análise descobriu que quase 90% violam usando o mesmo recurso de forma consistente e mais de 75% violam a mesma categoria de política repetidamente”, explicou a chefe global de política de produtos do TikTok, Julie de Bailliencourt.
Continua após a publicidade

Quem cometer violações leves vão acumular avisos para não errar mais. Se atingirem um limite em algum dos produtos — comentários, lives, conteúdo de vídeos — ou nas políticas, com prática de bullying ou assédio, podem ser banidos permanentemente. Essa limitação deve variar conforme a violação e o potencial de prejudicar os membros da comunidade.

Bailliencourt explica que a barra pode ser abaixada quando a atitude do usuário pregar conteúdo de ódio. Por outro lado, a tolerância pode ser um pouco maior se a conta apenas postou spam em comentários. Conteúdos com violações muito graves, como vídeos que promovem violência ou divulgam conteúdos de abuso sexual, podem ser banidos ou impedidos de qualquer interação.

Os avisos devem ser apagados do histórico da conta após 90 dias, mas isto será uma medida flexível. Se a conta costuma acumular muitos avisos, os strikes podem ser somados para levar ao banimento permanente. Não houve um detalhamento de quanto representaria essa quantidade elevada de avisos, então ainda haverá alguma discricionariedade nas decisões.

Política deve afetar distribuição de vídeos

Continua após a publicidade

Segundo o TikTok, uma atualização no Centro de Segurança vai permitir que cada criador veja seus strikes e tomem medidas para não errar mais. Ali também será possível apelar sobre as penalidades se acreditarem ter sido punidos injustamente. Contas próximas da exclusão definitiva serão notificadas antes, como forma de incentivar a mudança de comportamento.

Esta política também impactará na distribuição dos conteúdos no feed "Para você". O algoritmo de recomendação pode apenas ignorar completamente o seu material se ele violar as regras.

Ainda sobre o algorítimo, um novo botão chamado "Refresh" (Atualizar, em português) deve ser inserido para permitir a exibição de um conjunto de publicações renovadas. Esta medida deve fazer uma espécie de limpeza no cache, fazendo com que os robôs do TikTok ofereçam uma variedade maior de conteúdo, quebrando o ciclo baseado em atividades ou interações.

Esta pode ser uma solução para evitar aquele círculo vicioso de receber conteúdos desagradáveis, mas que por algum motivo a rede social considerou relevante. Para os mais jovens, pode ser uma forma de interromper a visualização de vídeos negativos, com dietas, temas adultos ou trends perigosas.

Continua após a publicidade

O botão de atualização do feed será lançado nos próximos dias, mas ainda sem uma data marcada. A política de strikes já começou a ser introduzida de modo amplo no mundo inteiro, mas a liberação ocorrerá de modo gradual. As pessoas serão notificadas quando as duas novidades estiverem disponíveis em suas contas.