/i487375.png)
TikTok fecha parceria para facilitar envio de músicas na plataforma
O TikTok pode ter costurado uma parceria com a Audius para criar uma nova maneira de músicos subirem suas criações para para a rede social. O serviço de streaming musical deve permitir a integração total com a plataforma social para que os usuários possam usar trechos de canções nos vídeos. Hoje, a maioria das pessoas usa fontes de som externas para capturar os áudios e levá-los para o Tiktok, algo bem amador e que não entrega som de qualidade.
- TikTok transmitirá ao vivo partidas decisivas do Brasileirão Feminino de futebol
- TikTok reforça proteções para adolescentes na rede social; veja o que muda
- TikTok supera Facebook e se torna o aplicativo mais baixado do mundo
A promessa do TikTok Sounds, fruto da parceria, é permitir aos artistas exportarem músicas já armazenadas no Audius para o TikTok com um único clique. Segundo o cofundador do Audius Forrest Browning, em entrevista à revista Rolling Stone, o atual sistema de upload de músicas para a rede social é bastante complicado, razão pela qual o sistema de streaming pode trazer ganhos para músicos e bandas.
📢 Announcing the Audius TikTok integration! 📢
— Audius 🎧 $AUDIO (@AudiusProject) August 16, 2021
You can now share your tracks directly from Audius to TikTok!
Follow and tag us in your videos using an Audius track for a chance to win 50 $AUDIO.
Official TikTok → https://t.co/mP0BKOjzRV pic.twitter.com/3ydBQq3GzL
A vantagem do serviço é que ele democratiza o lançamento musical ao possibilitar que qualquer pessoa possa divulgar suas músicas. Um adolescente com zero experiência no mercado fonográfico pode criar uma composição, subir para a plataforma e disponibilizá-la no TikTok de imediato.
"Criptoaudio"
O projeto do Audius é criado com base na blockchain e tem uma pegada bem diferente dos concorrentes Spotify, Deezer e Apple Music. Conforme as criptomoedas cresceram, houve um impulsionamento do serviço em 2021, que passou de um milhão de usuários ativos em janeiro para quase cinco milhões em agosto. Com a tecnologia das moedas digitais, cada música é considerada um NFT de propriedade única — embora eles não tenham o propósito de compra e venda, ao menos por enquanto.

Dados recentes da Music Business Worldwide revelam que a plataforma possui mais de 732 milhões de usuários em todo o mundo e uma média de 89 minutos gastos por dia no aplicativo. A própria mídia social divulgou, em julho, estudo com usuários dos Estados Unidos no qual 75% dos entrevistados disseram conhecer novos artistas pela plataforma.
Embora a pesquisa não tenha se desdobrado no Brasil, é possível perceber essa tendência do TikTok de descobrir “hits” musicais. É só lembrar de sucessos como “Ela tá movimentando”, do Kevin O Cris, ou “O Carpineteiro”, de Nattan e Elias Monkbell, canções que foram parar na lista das mais tocadas nos serviços de streaming de música logo após estourarem em memes e vídeos de dancinhas no TikTok.
O TikTok ainda não se manifestou publicamente sobre as mudanças decorrentes da chegada da Audius. O Canaltech ficará de olho e atualizará este texto assim que a rede social chinesa fizer o anúncio.
Fonte: Rolling Stone
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.