TikTok fecha parceria para facilitar envio de músicas na plataforma

TikTok fecha parceria para facilitar envio de músicas na plataforma

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Agosto de 2021 às 16h54
Canaltech/Felipe Freitas

O TikTok pode ter costurado uma parceria com a Audius para criar uma nova maneira de músicos subirem suas criações para para a rede social. O serviço de streaming musical deve permitir a integração total com a plataforma social para que os usuários possam usar trechos de canções nos vídeos. Hoje, a maioria das pessoas usa fontes de som externas para capturar os áudios e levá-los para o Tiktok, algo bem amador e que não entrega som de qualidade.

A promessa do TikTok Sounds, fruto da parceria, é permitir aos artistas exportarem músicas já armazenadas no Audius para o TikTok com um único clique. Segundo o cofundador do Audius Forrest Browning, em entrevista à revista Rolling Stone, o atual sistema de upload de músicas para a rede social é bastante complicado, razão pela qual o sistema de streaming pode trazer ganhos para músicos e bandas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A vantagem do serviço é que ele democratiza o lançamento musical ao possibilitar que qualquer pessoa possa divulgar suas músicas. Um adolescente com zero experiência no mercado fonográfico pode criar uma composição, subir para a plataforma e disponibilizá-la no TikTok de imediato.

"Criptoaudio"

O projeto do Audius é criado com base na blockchain e tem uma pegada bem diferente dos concorrentes Spotify, Deezer e Apple Music. Conforme as criptomoedas cresceram, houve um impulsionamento do serviço em 2021, que passou de um milhão de usuários ativos em janeiro para quase cinco milhões em agosto. Com a tecnologia das moedas digitais, cada música é considerada um NFT de propriedade única — embora eles não tenham o propósito de compra e venda, ao menos por enquanto.

Subir sons para o TikTok não é para qualquer um, mas o Audius promete facilitar isso (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Dados recentes da Music Business Worldwide revelam que a plataforma possui mais de 732 milhões de usuários em todo o mundo e uma média de 89 minutos gastos por dia no aplicativo. A própria mídia social divulgou, em julho, estudo com usuários dos Estados Unidos no qual 75% dos entrevistados disseram conhecer novos artistas pela plataforma.

Embora a pesquisa não tenha se desdobrado no Brasil, é possível perceber essa tendência do TikTok de descobrir “hits” musicais. É só lembrar de sucessos como “Ela tá movimentando”, do Kevin O Cris, ou “O Carpineteiro”, de Nattan e Elias Monkbell, canções que foram parar na lista das mais tocadas nos serviços de streaming de música logo após estourarem em memes e vídeos de dancinhas no TikTok.

O TikTok ainda não se manifestou publicamente sobre as mudanças decorrentes da chegada da Audius. O Canaltech ficará de olho e atualizará este texto assim que a rede social chinesa fizer o anúncio.

Fonte: Rolling Stone  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.