SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

TikTok fecha parceria para exibir resultados do Google na rede social

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Setembro de 2023 às 17h50

Link copiado!

 Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

TikTok e Google testam uma parceria inédita para exibir resultados de pesquisa do buscador no aplicativo da rede social chinesa. O quadro na tela permitiria abrir uma janela de pesquisa externa no navegador.

O pesquisador de apps Radu Oncescu publicou a novidade em sua própria conta no X (antigo Twitter). Ao buscar por um termo no TikTok, é possível ver uma chamada na tela para pesquisar sobre o mesmo assunto no Google. Um aviso ao lado informa que a rede social “não endossa ou se responsabiliza pelos resultados de pesquisa do Google”.

Continua após a publicidade

Um porta-voz do TikTok confirmou para a Business Insider que a empresa faz testes para integrar serviços de terceiros ao aplicativo e incluiu os experimentos com o Google. O recurso seria disponibilizado mundialmente em alguns países específicos — até o momento, não foi possível encontrar o recurso na versão brasileira.

A reportagem do Business Insider também entrou em contato com um porta-voz do Google, que comentou que a empresa não tem nada a adicionar sobre o assunto.

Expansão do monopólio do Google?

Continua após a publicidade

É interessante notar a repercussão da parceria, principalmente ao considerar que o TikTok se tornou um mecanismo de busca amplamente usado pela Geração Z. Os rumores da integração surgem enquanto o Google se prepara para passar por um julgamento pelo Departamento de Justiça dos EUA sob a acusação de práticas anticompetitivas para criar um monopólio no mercado. O órgão de justiça norte-americano afirma que a empresa teria oferecido quantias bilionárias para Apple, Mozilla e outras empresas para priorizar a barra de busca em navegadores.

Fonte: Business Insider