TikTok fecha parceria para exibir resultados do Google na rede social
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
TikTok e Google testam uma parceria inédita para exibir resultados de pesquisa do buscador no aplicativo da rede social chinesa. O quadro na tela permitiria abrir uma janela de pesquisa externa no navegador.
- TikTok é multado em R$ 1,8 bilhão por violar privacidade de menores na Europa
- TikTok terá recurso para indicar conteúdo criado por IA
O pesquisador de apps Radu Oncescu publicou a novidade em sua própria conta no X (antigo Twitter). Ao buscar por um termo no TikTok, é possível ver uma chamada na tela para pesquisar sobre o mesmo assunto no Google. Um aviso ao lado informa que a rede social “não endossa ou se responsabiliza pelos resultados de pesquisa do Google”.
Um porta-voz do TikTok confirmou para a Business Insider que a empresa faz testes para integrar serviços de terceiros ao aplicativo e incluiu os experimentos com o Google. O recurso seria disponibilizado mundialmente em alguns países específicos — até o momento, não foi possível encontrar o recurso na versão brasileira.
A reportagem do Business Insider também entrou em contato com um porta-voz do Google, que comentou que a empresa não tem nada a adicionar sobre o assunto.
Expansão do monopólio do Google?
É interessante notar a repercussão da parceria, principalmente ao considerar que o TikTok se tornou um mecanismo de busca amplamente usado pela Geração Z. Os rumores da integração surgem enquanto o Google se prepara para passar por um julgamento pelo Departamento de Justiça dos EUA sob a acusação de práticas anticompetitivas para criar um monopólio no mercado. O órgão de justiça norte-americano afirma que a empresa teria oferecido quantias bilionárias para Apple, Mozilla e outras empresas para priorizar a barra de busca em navegadores.
Fonte: Business Insider