Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok é banido em dispositivos do governo do Reino Unido

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Março de 2023 às 15h41

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre TikTok

O TikTok foi banido dos dispositivos usados por funcionários públicos e autoridades do Reino Unido. Pessoas vinculadas ao governo não poderão ter a rede social instalada em celulares, tablets ou computadores usados para fins de trabalho.

Conforme relato da Bloomberg, a proibição é uma medida de segurança preventiva adotada pelo Secretário de Estado do Gabinete, ministro Oliver Dowden. O político disse que certas plataformas podem representar um risco ao acessar informações não autorizadas ou dados confidenciais do governo.

A proibição não inclui dispositivos pessoais de funcionários do governo ou ministros. Estão previstas isenções da regra pessoas que usam o TikTok para trabalho, como comunicadores e assessores. Também não foi revelado como o monitoramento será feito nem as possíveis penalidades para quem descumprir a regra.

Continua após a publicidade

Este é mais um duro golpe contra o TikTok vindo de uma importante nação. Os Estados Unidos parecem estar em pé de guerra com o serviço, ao ponto de ameaçá-lo de expulsão do mercado local se a gestão não for feita por uma empresa estadunidense. Já a Comissão Europeia também analisa possíveis infrações do aplicativo contra o consumidor.

Tanto os EUA quanto a UE já baniram o aplicativo dos dispositivos de funcionários ligados ao governo. Agora, o Reino Unido também se junta a esse seleto grupo que teme ter seus dados secretos vazados para o governo chinês.

O que diz o TikTok sobre o banimento

Continua após a publicidade

Segundo a Bloomberg, um porta-voz do TikTok afirmou estar desapontado com a decisão do governo britânico. O representante garantiu que tal proibição é baseada em equívocos fundamentais, influenciada por fatores geopolíticos mais amplos, sem qualquer envolvimento do TikTok e dos usuários do Reino Unido.

A ByteDance, dona do TikTok, já reiterou não ter nenhuma ligação com membros do Partido Comunista da China, mas a fala não parece ter amenizado os órgãos reguladores. Existe uma suspeita de espionagem, coleta indevida e repasse desautorizado de informações, o que afetaria políticos, jornalistas, figuras públicas e outras pessoas notórias.

O grande problema estaria na legislação chinesa, que obriga empresas a repassar dados solicitados pelo governo da China quando solicitado. Há um temor de que a ByteDance faça esse compartilhamento para não ser penalizada na sua terra natal.

O CEO da companhia deve comparecer ao Congresso dos Estados Unidos na próxima semana para responder a perguntas e esclarecer as coisas. Existe também uma movimentação da ByteDance para abrir sua plataforma para a Oracle (ou outra empresa designada) analisar possíveis inconsistências do app.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg