Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok testa feed exclusivo para ciências e tecnologia

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2023 às 17h52

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre TikTok

O TikTok terá um feed exclusivo dedicado a conteúdos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Essa área contará com uma moderação adicional antes de exibir os vídeos para todos como forma de garantir a qualidade.

A guia chamada STEM (sigla para Science, Tecnology, Engineering e Math) ficará posicionada ao lado dos dois feeds já existentes — Seguindo e Para Você — e será focada nos interesses de quem deseja saber mais sobre essas quatro áreas do conhecimento. Isso não significa que todo conteúdo sobre ciência será locada neste local, pois as regras para qualificação do feed será diferente.

Um vídeo qualificado para o feed STEM deverá passar por múltiplas camadas de verificação criadas por parceiros qualificados do TikTok. A Common Sense Networks e o Poynter Institute são duas organizações que analisarão o conteúdo para ver se são apropriados ao feed.

Continua após a publicidade

Feed mais confiável

Um feed com curadoria específica pode atrair para o TikTok um público mais qualificado. Criadores respeitados poderiam apostar nos vídeos curtos porque sabem que teriam um local próprio para eles, sem precisar dividir espaço com dancinhas, piadas ou virais. As pessoas também se beneficiariam ao saber que ali existe informação confiável.

Segundo o TikTok, há muita desinformação em tópicos como ciência e saúde, como ficou demonstrado durante os anos da pandemia. Mesmo com o combate do serviço em relação às fake news ou conteúdos enganosos, muitos conteúdos conseguem furar a ferramenta de moderação ou acabam camuflados para ter seu alcance potencializados.

Continua após a publicidade

Abaixo está um dos vídeos apontados pelo TikTok como exemplo do feed STEM:

Ainda não está claro tudo funcionaria de maneira prática. Haverá uma pré-seleção de criadores ou serão adicionadas opções para marcação deste tipo de conteúdo? O YouTube tem um recurso que permite identificar conteúdos para crianças, que passam uma verificação aprimorada, então a plataforma chinesa poderia ir por esse caminho.

Quando chega o feed STEAM?

Continua após a publicidade

Nesta fase inicial, será feito um teste apenas com usuários dos Estados Unidos nas próximas semanas. O TikTok não disse se possui planos para expandir essa guia adicional para o restante do mundo.

Se a iniciativa chegar ao Brasil, possivelmente o nome do feed deve ser alterado para algo que faça sentido para os brasileiros. De qualquer forma, é improvável que isso ocorra, já que o consumo de conteúdos mais acadêmicos parece reduzido se comparado ao entretenimento.

Já faz algum tempo que a rede social de vídeos curtos testa feed temáticos para agradar ao público. Categorias como moda, esportes e games já foram experimentadas em algum momento, então pode ser uma tendência de futuro do serviço.

O jeito é aguardar para ver como será a receptividade do público dos EUA e torcer para, quem sabe, isso chegar ao país.