Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok finalmente permite resetar algoritmo da aba "Para você"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Março de 2023 às 11h37

Link copiado!

(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)
Tudo sobre TikTok

O TikTok finalmente incluiu uma forma de resetar o algoritmo da aba "Para você" e a fim de que o usuário receba novas recomendações de conteúdo. A função foi vista pela primeira vez em fevereiro, quando entrou em teste com algumas pessoas, e serve como alternativa mais rápida para reaver controle sobre os vídeos entregues pela rede social.

A novidaed permite reiniciar o algoritmo de recomendação de conteúdo sem a necessidade de criar uma nova conta. Assim, você poderá evitar vídeos desinteressantes e desagradáveis que por algum motivo insistem em aparecer no seu feed.

Continua após a publicidade

O TikTok entende que você se interessa por um tema ou conteúdo em específico com base em alguns critérios: quantidade de visualizações, tempo de retenção no vídeo, comentários, curtidas e compartilhamentos. Quanto mais você interage com uma publicação, mais a rede social tende a entregar material parecido no seu feed.

Porém, é possível que você perca o interesse naquele tema com o tempo, ou queira descobrir outras coisas. Contudo, "retreinar" o algoritmo pode ser uma tarefa bastante cansativa e demorada — às vezes, é mais fácil criar uma conta nova.

Como resetar o feed do TikTok?

A opção para resetar o feed "Para você" do TikTok é encontrada nas configurações do aplicativo, na seção "Preferências de conteúdo". Na mesma tela, usuários podem escolher filtros de palavras-chave, ativar o Modo Restrito e ocultar contas. A reinicialização do algoritmo é irreversível, então tenha certeza de que busca um feed renovado antes de aplicá-la.

Continua após a publicidade

Loop de conteúdo no TikTok

A dificuldade de sair desse loop de conteúdo também acarreta problemas. Uma apuração do site The Wall Street Journal mostrou que usuários podem ser presos em feeds nocivos para a própria saúde, como tutoriais questionáveis para perda de peso e desordens alimentares.

O botão para resetar as recomendações da aba "Para você" ainda não garante controle total sobre a entrega de conteúdo, mas é um atalho para recalibrar o algoritmo. A função está sendo liberada de forma gradativa para todos os usuários.