TikTok agora permite identificar conteúdos gerados por IA
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

Um novo recurso no TikTok permite que os criadores sinalizem quando seus conteúdos foram gerados por meio de inteligência artificial. A etiqueta está disponível dentro de “mais opções” ao carregar um vídeo para publicação na rede social.
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A plataforma recomenda a utilização do rótulo de “conteúdo gerado por IA” e informa que pode remover conteúdos dessa categoria se eles não estiverem devidamente sinalizados.
TikTok combate os deepfakes
O TikTok tem uma política de restrição em relação aos deepfakes desde 2020. Em março de 2023, a plataforma excluiu uma série de publicações e proibiu deepfakes de figuras privadas ou menores de idade.
Nas diretrizes da comunidade, a plataforma define deepfakes como “falsificações digitais (mídia sintética ou mídia manipulada) que enganam os usuários ao distorcer a verdade dos eventos e causam danos significativos a outras pessoas, à sociedade ou ao assunto do vídeo”.
As figuras públicas ainda podem ser utilizadas nas criações com IA, desde que as publicações sejam rotuladas e tenham um objetivo humorístico ou criativo.
Debate sobre conteúdos gerados por IA
O tema das ferramentas de IA para geração de conteúdo vem sendo debatido pelas grandes empresas de tecnologia e também por governos que buscam uma forma de regulamentar suas aplicações e produzir normas para identificar esses conteúdos.
Uma força tarefa liderada pelas Big Techs americanas prometeu padronizar algum tipo de marca d’água para sinalizar os materiais gerados por IA — e não apenas vídeos, mas também fotos, imagens, áudios e textos.
A preocupação crescente em relação aos conteúdos gerados por IA acompanha os casos de imagens de figuras públicas criadas ou alteradas pela tecnologia. Exemplos disso foram a foto do Papa Francisco com casaco estiloso e imagens de Donald Trump sendo preso.
Um sistema padronizado de marca d’água poderia evitar a propagação de deepfakes de pessoais reais, especialmente quando esses são usados para prejudicar a imagem de alguém ou manipular debates políticos e eleitorais.
Na semana passada, a Meta anunciou que vai introduzir um rótulo — similar a esse do TikTok — para informar quando os conteúdos das publicações foram criados através de ferramentas de IA.