Publicidade

Foto do Papa Francisco com casaco estiloso foi gerada por IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Março de 2023 às 09h11

Link copiado!

Reprodução/Midjourney/Reddit
Reprodução/Midjourney/Reddit

Infelizmente a foto do Papa Francisco de casaco branco gigante é fake. O "clique", na verdade, é uma imagem gerada pela plataforma Midjourney, que usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de descrições em texto, e foi elaborada pelo artista digital Pablo Xavier.

Inicialmente, as fotos do Papa Francisco foram compartilhadas no Reddit, mas pouco tempo depois foram parar no Twitter, onde viralizaram de verdade e ganharam outras redes, como TikTok e Instagram.

Continua após a publicidade

Quem está por trás das fotos do Papa estiloso?

Foram criadas várias imagens do pontífice, cada uma com diferentes jaquetas puffer, casacos e acessórios, mas nenhuma delas tem pé na realidade. As "fotos" inusitadas enganaram muitas pessoas que realmente acreditaram que Francisco apareceu com uma espécie de "Batina by Balenciaga" ou algo do tipo.

O artista responsável pela criação, Pablo Xavier, é um construtor civil nascido em Chicago, Estados Unidos, que tem como hobby a criação de arte com inteligência artificial. Desde que conheceu o Midjourney no ano passado, ele vem criando outfits inusitados para figuras públicas famosas, como Papa Francisco, o atual presidente dos EUA Joe Biden e ex-presidente do país norte-americano Barack Obama.

Continua após a publicidade

Imagens geradas por IA podem ser convincentes 

O Papa jamais foi visto publicamente com o look e as imagens foram criadas no mesmo programa que gerou cliques fakes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso.

Por vezes, o potencial de mecanismos de geração de imagens é demonstrado com figuras criativas, desenhos, pinturas e paisagens, mas essas ferramentas também são capazes de gerar fotos ultrarrealistas bastante convincentes. Se o usuário responsável pela solicitação tiver boa capacidade de edição, até as imperfeições podem ser remediadas em um editor de imagens.

Continua após a publicidade

Fotos como as do Papa Francisco e do ex-presidente Donald Trump, portanto, devem se tornar ainda mais comuns daqui para frente. Por isso, é essencial desconfiar de imagens "exóticas" demais que circulam pela web.

Como identificar uma foto gerada por IA?

Apesar da dificuldade, existem algumas formas de identificar uma foto gerada por IA. Nos rostos, a principal pista de que uma imagem é fake são os reflexos nos olhos — eles tendem a ser diferentes. Contudo, essa falha nem sempre é perceptível, então é necessário olhar para outros elementos da foto: as mãos.

Continua após a publicidade

Softwares de inteligência artificial generativa como o Midjourney têm uma grande dificuldade em criar mãos realistas. Por vezes, o problema faz as pessoas da captura aparecerem com mais ou menos dedos do que o normal ou então com as mãos no bolso — vale a pena juntar ambas as dicas para (tentar) identificar uma foto fake gerada por IA.