Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto do Papa Francisco com casaco estiloso foi gerada por IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Março de 2023 às 09h11

Link copiado!

Reprodução/Midjourney/Reddit
Reprodução/Midjourney/Reddit

Infelizmente a foto do Papa Francisco de casaco branco gigante é fake. O "clique", na verdade, é uma imagem gerada pela plataforma Midjourney, que usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de descrições em texto, e foi elaborada pelo artista digital Pablo Xavier.

Inicialmente, as fotos do Papa Francisco foram compartilhadas no Reddit, mas pouco tempo depois foram parar no Twitter, onde viralizaram de verdade e ganharam outras redes, como TikTok e Instagram.

Continua após a publicidade

Quem está por trás das fotos do Papa estiloso?

Foram criadas várias imagens do pontífice, cada uma com diferentes jaquetas puffer, casacos e acessórios, mas nenhuma delas tem pé na realidade. As "fotos" inusitadas enganaram muitas pessoas que realmente acreditaram que Francisco apareceu com uma espécie de "Batina by Balenciaga" ou algo do tipo.

O artista responsável pela criação, Pablo Xavier, é um construtor civil nascido em Chicago, Estados Unidos, que tem como hobby a criação de arte com inteligência artificial. Desde que conheceu o Midjourney no ano passado, ele vem criando outfits inusitados para figuras públicas famosas, como Papa Francisco, o atual presidente dos EUA Joe Biden e ex-presidente do país norte-americano Barack Obama.

Imagens geradas por IA podem ser convincentes 

O Papa jamais foi visto publicamente com o look e as imagens foram criadas no mesmo programa que gerou cliques fakes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso.

Por vezes, o potencial de mecanismos de geração de imagens é demonstrado com figuras criativas, desenhos, pinturas e paisagens, mas essas ferramentas também são capazes de gerar fotos ultrarrealistas bastante convincentes. Se o usuário responsável pela solicitação tiver boa capacidade de edição, até as imperfeições podem ser remediadas em um editor de imagens.

Fotos como as do Papa Francisco e do ex-presidente Donald Trump, portanto, devem se tornar ainda mais comuns daqui para frente. Por isso, é essencial desconfiar de imagens "exóticas" demais que circulam pela web.

Continua após a publicidade

Como identificar uma foto gerada por IA?

Apesar da dificuldade, existem algumas formas de identificar uma foto gerada por IA. Nos rostos, a principal pista de que uma imagem é fake são os reflexos nos olhos — eles tendem a ser diferentes. Contudo, essa falha nem sempre é perceptível, então é necessário olhar para outros elementos da foto: as mãos.

Softwares de inteligência artificial generativa como o Midjourney têm uma grande dificuldade em criar mãos realistas. Por vezes, o problema faz as pessoas da captura aparecerem com mais ou menos dedos do que o normal ou então com as mãos no bolso — vale a pena juntar ambas as dicas para (tentar) identificar uma foto fake gerada por IA.