Só 4% dos que visitam a página do Twitter Blue viram assinantes, revela estudo
Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Abril de 2023 às 13h40
Apesar da série de iniciativas tomadas por Elon Musk para "forçar" a assinatura do Twitter Blue, a rede não parece conseguiu muitos assinantes a partir da versão web. Apenas 4% dos usuários que acessaram a página dedicada da oferta prosseguiram para o pagamento, segundo estimativas baseadas no tráfego da internet obtidas pela Similarweb. O estudo foi divulgado pelo site Bloomberg.
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As informações de tráfego mostram que apenas 116 mil pessoas assinaram o serviço pelo navegador, isso num universo de 2,6 milhões de acessos à página. O número, embora esteja na casa dos milhares, é bem pequeno frente aos mais de 350 milhões de usuários da rede social, conforme dados do site Statista.
Essa pequena fração de assinantes mostra que, apesar do esforço de Elon Musk de vender o plano de assinatura da plataforma, ela não atrai uma quantidade expressiva de usuários — ao menos, por enquanto.
Por que o Twitter Blue não decolou?
É difícil pontuar os motivos que fazem o Twitter Blue não engajar na base de usuários da plataforma, mas uma das possibilidades pode ser a falta de recursos atrativos que justifiquem o preço: selo de verificado, o maior limite de palavras e a capacidade de postar vídeos com maior qualidade podem não ser tão úteis para a rotina dos usuários.
Além disso, há o estigma do novo selo azul: usuários com Twitter Blue podem ser mal-vistos na rede social. É recorrente encontrar publicações de pessoas caçoando de assinantes ou não querendo se misturar com eles, caso tenham a verificação tradicional. Indício disso é que o Twitter estaria trabalhando numa forma de ocultar o blue check em contas pagantes.
Preço proibitivo no Brasil
Outro motivo da falta de adesão em locais como o Brasil também pode ser o preço. Aqui, o serviço custa até R$ 60 por mês, dependendo do dispositivo utilizado para contratar o Twitter Blue. Para comparação, esse valor permite pagar planos básicos de HBO Max, Amazon Prime Video e Netflix.
Fonte: Bloomberg