Publicidade

6 recursos do Orkut que foram adotados por outras redes sociais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Janeiro de 2023 às 17h30

Link copiado!

Rodrigo Folter/Canaltech
Rodrigo Folter/Canaltech

O Orkut foi a primeira experiência com redes sociais para muita gente. Durante a década de 2000, a internet brasileira era dominada pelo sucesso de comunidades, depoimentos, jogos e interação entre usuários na plataforma do Google.

A rede social foi oficialmente desativada em 2014, após perder fôlego nos anos anteriores com o crescimento de sites como Facebook e Twitter. No entanto, muitos recursos e hábitos foram incorporados por outras redes sociais e ainda podem ser notados pelos usuários mais nostálgicos. Relembre alguns!

Funções do Orkut que foram "copiadas" por outras redes

Continua após a publicidade

1. Comunidades

As comunidades não poderiam faltar na lista. Centro de todas as discussões do Orkut, esses espaços eram usados das mais variadas formas: para falar sobre um tema específico, juntar pessoas de uma região ou até mesmo reclamar por acordar cedo.

O recurso foi incorporado por diferentes redes sociais. Os grupos do Facebook são um exemplo prático, mas também é possível encontrar derivações das comunidades em Telegram, Reddit, Discord e WhatsApp.

Continua após a publicidade

2. Depoimentos

O topo da lista de depoimentos de uma pessoa já foi muito disputado no Orkut. A rede social permitia enviar mensagens e correntes publicamente, disponibilizadas logo após acessar o perfil.

Esse recurso está presente nos murais do Facebook. É possível abrir o perfil de um amigo e enviar mensagens, fotos, GIFs ou check-ins. O LinkedIn também possui um campo dedicado a enviar depoimentos e recomendações profissionais a outra pessoa, exibidos publicamente no perfil.

3. BuddyPoke

Continua após a publicidade

O BuddyPoke era o avatar 3D que qualquer pessoa poderia criar na conta do Orkut. A rede disponibilizava várias opções de personalização para o corpo e o vestuário, além de recursos para colocá-lo para dançar e interagir com outros personagens.

Os gráficos poligonais foram embora, mas a proposta continuou. Facebook, WhatsApp e até mesmo a Apple possuem versões próprias de avatares, que podem ser usados como figurinhas.

4. Crush List

Continua após a publicidade

A ideia de combinar os perfis de duas pessoas não é nenhuma novidade. Antes de Tinder e outros exemplares de relacionamento, o Orkut possuía um recurso para enviar interesse a outro perfil.

O botão de “Crush list”, disponibilizado nas opções de cada conta na rede, funcionava como uma curtida nos apps atuais. Caso a outra pessoa também gostasse de você, bastava adicioná-lo à mesma lista e ambos recebiamuma notificação.

5. Jogos

Você já gastou horas no Colheita Feliz? Esse era apenas um dos games mais populares do Orkut, que permitia jogá-los a partir da própria rede social a partir do extinto Adobe Flash Player.

Continua após a publicidade

Muitos títulos migraram para o Facebook, que possui uma área específica para jogos. Assim como o antigo concorrente, é possível acessá-los com a própria conta e jogar pela versão web ou app da rede social para celulares.

6. Correntes

Não é um recurso, mas sim um hábito que foi mantido entre redes sociais. As tradicionais correntes do Orkut ainda fazem sucesso em espaços como Facebook, WhatsApp e Telegram.

Continua após a publicidade

Normalmente, são textos grandes que terminam com uma sugestão para encaminhar o conteúdo para outras pessoas. Muita gente ainda se arrepende de não ter compartilhado as correntes que evitavam anos de azar na época do Orkut.