Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Reddit é uma espécie de "sucessor espiritual" do Orkut

Por| 18 de Agosto de 2021 às 13h54

Link copiado!

Ellen Monike/Canaltech
Ellen Monike/Canaltech

Você é um daqueles saudosos ex-usuários do Orkut que nunca superou o fim da rede social que basicamente só fez sucesso na Índia e no Brasil? Se a resposta for positiva — e você também estiver um tanto cansado do Facebook —, a melhor resposta para essa sensação de vazio hoje talvez seja o Reddit, e eu vou explicar isso nas próximas linhas.

O Orkut era conhecido por uma série de coisas: os scraps, os depoimentos e, claro, um sem número de comunidades que ajudaram a formar o caráter de toda uma geração conectada na primeira década deste século. Isso meio que se perdeu com a derrocada da rede do Google e o seu criador, o programador turco Orkut Büyükkökten, até tenta pescar quem busca uma alternativa às redes mais populares do momento com a Hello, mas a nostalgia aí parece não ter sido o suficiente para fazer a plataforma decolar.

Continua após a publicidade

A estrutura das redes sociais mudou muito desde o auge do Orkut e hoje basicamente tudo é repartido em feed e timeline. Se antes era preciso navegar pelas comunidades para encontrar coisas como discussões, memes e links para download, hoje somos inundados por postagens de amigos, marcas diversas, grupos e propagandas que chegam até nós no feed principal.

Assim, quem gostava daquela pegada de “grupos de interesse em comum”, que tinham as comunidades, se sente órfão e nem mesmo os Grupos do Facebook parecem dar conta dessa saudade. Sem contar que, independente disso, o feed do Facebook, assim como no Twitter, sempre vai ser tomado em algum momento por postagens “aleatórias” que, de uma forma ou de outra, você não pediu para ver.

O Google matou o Orkut e até tentou replicar no Google+ aquela pegada de fórum mais tradicional da rede finada, e depois fez um mix disso com a proposta dos grupos do Facebook, mas o resultado todos sabemos: não deu boa e hoje a rede descansa em paz no populoso cemitério do Google.

O alento dos Subreddits

Continua após a publicidade

Eis que chegamos ao Reddit. Falar nele como “sucessor espiritual” da rede criada por Orkut Büyükkökten precisa estar entre aspas porque, afinal, ambos os sites são contemporâneos: o Orkut foi ao ar em janeiro de 2004, enquanto o Reddit chegou pouco mais de um ano depois, em junho de 2005. Na prática, porém, isso é possível porque há um certo ar de Orkut na forma como o Reddit organiza seus conteúdos, com uma estrutura clássica de fórum, e também na proposta de diversos espaços ali disponiveis.

De certa forma o Reddit também lembra um pouco o Twitter e o Facebook, pois ele permite publicações na sua própria timeline, é possível seguir pessoas individualmente e as postagens de pessoas e grupos que você segue aparecem em um feed na tela inicial. Entretanto, diferente das principais rivais da atualidade, no Reddit a mágica acontece mesmo é nos “subreddits”, e você pode passar horas vendo GIFs de animais fofos, contemplando fotos espaciais, rindo de memes ou falando de futebol ou rindo de piadas ruins em algum grupo aleatório.

Subreddit é o nome das comunidades/grupos do Reddit e há opções sobre os mais diversos temas — use a busca para encontrar uma porção de espaços sobre ciência, culinária, ufologia, coisas engraçadas, GIFs, jogos velhos, vídeos mal feitos, esportes, falhas na matrix, fotografia, discussões sobre filmes e séries, política, história, filosofia, artes, livros e notícias... Enfim, a lista é praticamente infinita, afinal são 2,1 milhões de opções disponíveis por lá.

A rede tem hoje 430 milhões de usuários em todo o planeta e, segundo o Frontpage Metrics (especializado em estatísticas da plataforma), são quase 500 subreddits com mais de 1 milhão de participantes. A lista com mais de 100 mil é ainda mais extensa, como você pode imaginar, e ajuda a dar uma ideia da grandeza desse espaço. Assim como no Orkut, qualquer pessoa pode criar um subreddit sobre absolutamente qualquer tema, portanto as possibilidades são realmente bem grandes.

Continua após a publicidade

E basta usar por alguns instantes para entender como essa dinâmica de fóruns de discussão funciona aqui muito melhor do que no Facebook. Enquanto a rede que também é dona do Instagram parece muito mais centrada no usuário — os perfis (seu e de seus amigos) têm muito mais destaque do que as discussões e compartilhamento em grupos —, no Reddit a coisa muda de figura. Lá, por exemplo, o nome do usuário que posta algo em um grupo é indicado de maneira discreta, deixando o conteúdo como a grande estrela da publicação.

O Brasil no Reddit

Infelizmente o Reddit ainda não caiu totalmente na graça dos brasileiros. Éramos a maioria no Orkut a ponto da sede global da rede ter sido abrigada no Brasil por um tempo e marcamos presença de maneira significativa em redes como Twitter, Instagram e Facebook; porém, a rede do robozinho laranja conta com “apenas” 7,51 milhões de brazucas, segundo o Statista. Isso nos coloca em quinto lugar no ranking de usuários por país, atrás de Estados Unidos (222,63 milhões), Austrália (17,65 milhões), Índia (14,84 milhões) e Filipinas (9,16 milhões).

A título de comparação, o Brasil é hoje o quarto maior mercado do Facebook no mundo, mas com 130 milhões de usuários. Na trilha ao contrário, os Estados Unidos hoje têm mais gente no Reddit do que no Facebook — a rede de Zuckerberg tem “só” 200 milhões de usuários em sua terra natal.

Continua após a publicidade

Tudo bem, estamos longe de ser a maioria no Reddit, mas a quantidade de brasileiros lá não é exatamente pequena. E se somarmos a ela os usuários em Portugal (5,93 milhões) e Angola (140 mil), temos aí uma comunidade lusófona de respeito com pelo menos 13,5 milhões de pessoas.

Assim, juntando essas informações — o foco na organização em fóruns de discussão e a quantidade de brasileiros/lusófonos por lá —, é possível sacar o quanto o Reddit pode ser uma saída interessante para quem busca um espaço legal para trocar ideia sobre um número cada vez maior de assuntos (e, claro, se ler e escrever em inglês não for um problema para você, as opções são ainda mais volumosas).

Subreddits brasileiros para você participar

Para encurtar os caminhos, aqui estão alguns subreddits brasileiros interessantes para você iniciar sua jornada por lá:

Continua após a publicidade
  • r/arco_iris - discussões LGBTQIA+
  • r/brasil - provavelmente o maior sub brasileiro e sobre o Brasil
  • r/coronabr - um espaço para obter informações qualificadas sobre a pandemia e o coronavírus
  • r/desabafos - ambiente no qual as pessoas desabafam sobre os mais diversos assuntos
  • r/diretodozapzap - você disse memes brasileiros? este é o lugar
  • r/filosofia - discussões sobre filosofia
  • r/fimeseseries - discussões sobre filmes e séries
  • r/futebol - se você gosta de futebol brasileiro, este sub é para você
  • r/gambiarra - os pequenos improvisos típicos do brasileiro
  • r/gororoba - tipo o r/gambiarra, só que com comida
  • r/historiaemportugues - discussões sobre história e fatos históricos em português
  • r/internetbrasil - discussões sobre a Internet
  • r/investimentos - maior sub em língua portuguesa falando sobre investimentos
  • r/jogos - se jogatina é a sua praia, não deixe de visitar
  • r/livros - discussões sobre livros
  • r/naoesensacionalista - parece Sensacionalista, mas não é (saudosos da comunidade “Anão vestido de palhaço mata 8” se sentirão em casa)
  • r/parana - sub com discussões sobre o estado do Paraná
  • r/riodejaneiro - sub com discussões sobre o estado e a cidade do Rio de Janeiro
  • r/saopaulo - sub com discussões sobre o estado e a cidade de São Paulo
  • r/tiodopave - para quem busca de piadas ruins e trocadilhos infames

E vale um aviso: sempre que você entra em um subrredit pelo navegador no PC, é possível rolar a página e ver um painel do lado direito repleto de subs relacionados, o que é uma excelente maneira de descobrir outras comunidades para se fazer parte.

Subreddits em inglês (por que não?)

Se ao menos ler em inglês não é um problema para você, considere vasculhar os seguintes subreddits. Além disso, há muitos casos de subs apenas com imagens (estáticas, vídeos ou GIFs animados), o que facilita bastante na hora de superar a barreira do idioma — e o nome da maioria é autoexplicativo, como é possível notar:

Continua após a publicidade

Essas dicas de subreddits brasileiros e gringos são uma amostra quase nula de tudo o que se pode encontrar no Reddit. É claro que é importante ficar em alerta, afinal estamos na internet e esta é mais uma rede social onde se pode encontrar conteúdos questionáveis e com uma história permeada por uma série de polêmicas — mas, bem, que grande plataforma da web não poderia ser descrita da mesma forma na atualidade, certo?

Então, a dica primordial para se aventurar por lá é basicamente a mesma para se fazer o mesmo em qualquer lugar da rede: vá com cuidado.