Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pinterest é usado por pedófilos para descobrir e compartilhar fotos de crianças

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2023 às 14h11

Link copiado!

(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Tudo sobre Pinterest

O algoritmo do Pinterest pode ter facilitado a vida de pedófilos ao reunir painéis com imagens de meninas menores de idade. Segundo a rede NBC News, uma pesquisa inicial com termos específicos poderia levar as pessoas a encontrar fotos recomendadas de crianças e adolescentes.

A NBC encontrou várias imagens com comentários sexuais, mesmo que a foto não tenha nenhum conteúdo adulto. Aliás, nenhum dos materiais tinha teor sexual, de abuso ou de exploração infantil, mas os usuários escreviam comentários maldosos. Eram apenas fotos de criança brincando, tirando selfies ou fazendo pose em ambientes familiares.

Continua após a publicidade

Quando alguém visualiza esse tipo de conteúdo, o algoritmo de recomendação começa a exibir imagens semelhantes, que também trazem escritas inapropriadas. Isto cria um círculo vicioso de reforço das fotos e amplia o alcance dos painéis criados pelos abusadores.

Falta opção mais precisa de denúncia

A reportagem afirmou não ter localizado uma maneira direta para denunciar posts que tentam sexualizar conteúdo envolvendo menores de idade. As políticas do Pinterest proíbem esse tipo de conteúdo, mas não oferecem um mecanismo de denúncia para o uso indevido de fotografias de jovens — é preciso enquadrar como nudez ou pornografia, que não é o caso — nem um botão para denunciar pastas inteiras.

O Pinterest já se pronunciou oficialmente sobre o caso. Ao site Engadget, disse que leva tudo isso muito a sério e já tomou medidas para coibir a prática. Será adicionada uma opção de denúncia na próxima semana que oferecerá ferramentas mais expandidas relacionadas a conteúdo envolvendo crianças e adolescentes.

Continua após a publicidade

Já em resposta à matéria da NBC, a porta-voz Crystal Espinosa garantiu um reforço na moderação da inteligência artificial e na análise dos moderadores humanos para flagrar os infratores com mais rapidez. Também deve ser lançado um novo sistema de verificação de idade para evitar a hospedagem de conteúdos de menores de 18 anos.

Luta contra a pedofilia e o abuso sexual

Vale lembrar que o Pinterest é uma das plataformas mais severas no combate à desinformação e a demais práticas condenáveis. Mesmo com tanto rigor, as ferramentas automatizadas e de recomendação ainda precisam evoluir para barrar a atividade de pedófilos, abusadores e exploradores.

Continua após a publicidade

Como a rede social é baseada em imagens, os criminosos podem se fartar de retratos de jovens, que usam o serviço de maneira inocente, como uma biblioteca fotográfica. Com uma ferramenta de denúncia de painéis, pastas e comentários reforçada, é possível que o Pinterest possa melhorar a proteção ao público.

Todas as gigantes das mídias sociais estão sob o olhar atento dos órgãos reguladores e de autoridades. Facebook, Instagram e TikTok também estiveram envolvidos em casos recentes que resultaram no reforço da segurança online. Infelizmente, tais medidas ainda parecem insuficientes diante de práticas tão condenáveis, e em constante evolução, dos criminosos sexuais.

Na semana passada, a Meta lançou uma iniciativa para combater o vazamento de nudes de adolescentes. O projeto funciona a partir de "impressões digitais" de cada arquivo, os chamados hashes, enviados para um banco de dados compartilhado entre os serviços participantes da iniciativa.

Fonte: NBC News, Engadget