Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OG App | Google remove "Instagram raiz" da Play Store no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2022 às 15h41

Link copiado!

Reprodução/OG
Reprodução/OG

O The OG App, aplicativo que prometia retornar o Instagram aos velhos tempos, foi removido da Google Play Store. O cliente operava direto nos servidores da rede social oferecendo um feed sem anúncios, separado por temas e sem o impacto do algoritmo de recomendação.

O banimento no Android ocorreu uma semana após a remoção do app na loja de aplicativos da Apple no iPhone. A Maçã disse que o OG violou regras da App Store de exibir conteúdo de terceiros sem autorização. Até então, os desenvolvedores apostavam na suposta liberdade do marketplace do Google para continuar a oferecer sua solução gratuita, mas isso não durou muito.

Continua após a publicidade

Em um tópico no Twitter, os cofundadores da Un1feed, empresa criadora do The OG App, disseram que a remoção das duas principais lojas de aplicativos torna inviável a continuidade do projeto. Segundo a startup, o aplicativo acumulou mais de 25 mil downloads enquanto esteve no ar e caiu no gosto de muita gente que torce o nariz para o bombardeio de publicidade e para o direcionamento de conteúdos do Insta.

O Google não fez nenhuma manifestação formal sobre o assunto, o que é bem comum em casos como esse. Fato é que a Meta já tinha tido que tomaria providências para remover a solução das lojas de apps.

O que é o The OG App

Continua após a publicidade

Como o The OG App usa técnicas de engenharia reversa e toma por base a infraestrutura de outros oferecer seus serviços, a Meta está no seu direito de questionar a falta de autorização de uso. Alguns usuários chegaram a receber avisos sobre o envolvimento da conta em "atividades suspeitas", fato que pode levar ao banimento definitivo.

Houve muitos questionamentos sobre a segurança e a privacidade da solução. Embora os dados fossem processados diretamente nos servidores do Instagram, era preciso trafegar pela estrutura do OG antes de ser exibido ao usuário.

A trajetória do programa foi curta: ele foi lançado no final do mês passado, atraiu a atenção das pessoas, foi divulgado pela imprensa especializada e precisou enfrentar a gigante das mídias sociais. Tudo isso ocorreu em menos de 30 dias.

A Meta é uma das empresas mais restritivas quanto ao uso indevido da API dos seus aplicativos. O WhatsApp é um claro exemplo: o mensageiro é alvo de dezenas de clones que prometem entregar recursos extras ou inéditos, mas todos sofrem com a repressão da empresa de Mark Zuckerberg.

Continua após a publicidade

Uma nota exibida no site do The OG App diz que a equipe da Un1feed ainda deve definir quais são os próximos passos a partir dessa bomba. É provável que o aplicativo continue sendo distribuído na página, mas pode deixar de alcançar novos públicos e perder muitos usuários devido à polêmica.