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Instagram e Facebook devem exibir ainda mais propagandas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Outubro de 2022 às 15h35

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Reprodução/India Today
Reprodução/India Today
Tudo sobre Instagram

A Meta deve ampliar a quantidade e os estilos dos anúncios veiculados no Instagram e no Facebook a partir de agora. A decisão é uma forma de tentar cobrir a queda na arrecadação da empresa, que começou no ano passado devido à política da Apple e segue em 2022.

A empresa tem investido esforços para trazer novidades que incentivem a chegada de anunciantes, como novos formatos de anúncio para o Reels, além da capacidade de mostrar propagandas na página inicial da guia Explorar e nos feeds de perfil.

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Uma das mudanças são os anúncios mais curtos, focado principalmente no Reels para Facebook. A rede social já tinha as propagandas de 30 segundos no formato deste o ano passado, mas agora a ideia é atingir um público ainda mais impaciente.

Os anúncios "pós-loop" deve surgir enquanto o usuário rola pela tela e ter entre 4 e 10 segundos. Eles serão puláveis e devem ser repetidos caso a pessoa assista ao vídeo original novamente. Essa é uma estratégia arriscada, que pode desestimular a visualizar um conteúdo mais uma vez.

Outro teste a partir de agora são os anúncios em carrosséis de imagens no Facebook Reels. São ads de rolagem horizontal que conterão entre 2 e 10 imagens estáticas para atrair a atenção do leitor. Os gráficos serão exibidos na parte inferior do conteúdo e devem interromper a rolagem da tela.

Mudanças em propagandas no Insta

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Serão introduzidos também novos posicionamentos de anúncios no Instagram, tanto em tamanho quanto em estilos diferenciados. A novidade é a possibilidade de direcionar conteúdo pago para a desejada guia Explorar, aquela exibida quando você vai pesquisar por um perfil específico.

O Instagram testará a colocação de anúncios no feed geral do perfil. Trata-se daquela tela exibida quando um usuário entra no perfil de outra pessoa e clica em uma das publicações. Normalmente, isso abre uma tela com rolagem vertical onde é possível visualizar fotos e vídeos anteriores do usuário. É essa troca entre conteúdos que as pessoas poderão se deparar com propagandas.

Em contrapartida, a Meta promete repassar uma verba extra para os criadores com anúncios exibidos em seus feeds de perfil. Esse teste começará primeiro nos Estados Unidos, com contas selecionadas, e pode ser expandido para outras localidades no futuro.

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Por fim, a rede social pretende oferecer anúncios com suporte a realidade aumentada. Marcas poderão criar filtros e animações para conquistar o cliente de maneiras criativas.

Rivalidade com o TikTok nas propagadas

O rival TikTok apenas faz as inserções de modo aleatório e apenas com inserções curtas ao iniciar a navegação pelos vídeos. A rede social chinesa não tem outros formatos com imagens estáticas nem vende publicidade em áreas específicas, como a Meta faz.

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A monetização do Reels é uma das preocupações da Meta, já que o formato não anda tão bem das pernas, principalmente no Facebook. Dados recentes de uma pesquisa revelaram que a audiência dos vídeos curtos chega a ser 11x menor no Insta em comparação ao TikTok. Em muitos casos, o engajamento é baixo e chega próximo a zero, o que seria causado pela repetição de conteúdos.

Com mais ferramentas de monetização, criadores e criatura podem lucrar mais, incentivando a produção de conteúdo inédito. Resta saber se o público vai aceitar ainda mais propaganda ou se continuarão buscando soluções que impeçam tantos anúncios, como o The OG App.