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Meta pode reconstruir sistema para permitir anúncios direcionados no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Fevereiro de 2022 às 18h18

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Reprodução/India Today
Reprodução/India Today
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A Meta planeja reeconstruir sua infraestrutura de anúncios para permitir a segmentação de usuários do iOS e assim voltar a direcionar publicidade. Segundo o site 9to5Mac, a iniciativa tem como foco frear a queda no valor de mercado da companhia, além de impulsionar o investimento das marcas e empresas em anúncios no Facebook e Instagram.

A afirmação teria sido feita pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, durante a apresentação dos resultados quarto trimestre de 2021, realizada na última quarta-feira (2). Embora ainda apresente anúncios nos dispositivos da Apple, a qualidade das propagandas parece ter afetada pelos mecanismos de proteçâo à privacidade do iOS, o que faz com que os anunciantes tenham menos conversões.

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O criador do Facebook afirmou que a política da Maçã somada à pressão de órgãos reguladores do mundo inteiro, que investigam o Facebook por questões relacionadas à privacidade do usuário, faz o sistema lidar com menos dados para direcionar propagandas mais efetivamente.

Na Europa, por exemplo, os legisladores votaram para proibir a exibição de publicidade online com conteúdo baseado em informações íntimas coletadas do usuário, como saúde, religião ou orientação sexual. Dentre vários aspectos regulamentados, a lei barrou as Big Techs de usar dados confidenciais para obter lucro.

O problema do Facebook com o iOS

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O drama da companhia de Zuckerberg começou quando a Apple lançou o App Tracking Transparency (ATT) no iOS 14.5, cujo foco é evitar o rastreamento online e impedir o recebimento de anúncios direcionados. Cabe aos proprietários do iPhone e iPad decidir se aceitam a política tradicional de rastreamento, mas muita gente optou por impedir esse monitoramento.

Como o lucro do Facebook e Instagram é quase todo oriundo de os anúncios, a Meta sentiu o problema no bolso. Dados da Statcounter mostram que o iOS tem 29,51% do mercado de mundial, portanto se trata de uma fatia bastante considerável para ser deixada de lado. O público da Apple é considerado de classe média alta, por isso são ótimos consumidores para se ter próximo.

Os dois carros chefes no mundo social da Meta ainda são muito relevantes, mas já perdem espaço para o TikTok e outros rivais. A empresa agora corre atrás de programas de monetização e incentivos financeiros para recompensar seus criadores de conteúdo, na tentativa de mantê-los no seu ecossistema.

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Fonte: 9to5Mac