Publicidade

Messenger pode ganhar recurso estilo BeReal

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Fevereiro de 2023 às 14h29

Link copiado!

Divulgação/Facebook. Montagem: Caio Carvalho
Divulgação/Facebook. Montagem: Caio Carvalho
Tudo sobre Facebook

O Messenger pode ganhar um recurso inspirado no BeReal para incentivar a troca de fotos pela plataforma, porém de modo mais privativo. A novidade possibilitaria usar as câmeras frontais e traseiras do celular ao mesmo tempo para registrar uma imagem sua e dos arredores.

Chamado "Roll Call", o recurso incentivaria as fotografias instantâneas ou vídeos em momentos aleatórios do dia, porém compartilhados somente com um grupo de bate-papo. A ideia é funcionar como uma versão discreta e privada do BeReal, um clube secreto onde apenas pessoas autorizadas poderiam acompanhar a sua rotina.

Continua após a publicidade

O print de tela compartilhado pelo analista de mídias sociais Matt Navarra revela como as coisas devem funcionar. Todos incluídos no Roll Call terão cinco minutos para postar seu conteúdo, que será visto por todos os integrantes. Não será possível desfazer um envio nem apagar um conteúdo enviado até que todos tenham postado suas fotos ou vídeos.

Uma parte interessante é que os conteúdos podem ser temáticos. Alguém pode propor um tópico como "poste o seu almoço" ou "tire uma foto assim que acordar" e todos devem seguir a diretriz. Haverá sempre um contador para cronometrar o tempo faltante para executar a ação.

Continua após a publicidade

Somente quem responder ao "chamado", que será enviado como uma notificação, poderá acessar os conteúdos. O print não fala o que acontece com quem não enviar seu material a tempo, mas dá para presumir que a pessoa não terá acesso àquele Roll Call específico.

Quando chega o Roll Call ao Messenger?

O recurso ainda está em desenvolvimento, portanto não há como saber como será o seu funcionamento exato. Será preciso aguardar mais algum tempo para ver se a Meta vai disponibilizar alguma versão beta para testadores do Messenger.

Continua após a publicidade

O Instagram também já testou algo similar, também de forma privativa, porém nunca chegou a evoluir o recurso. A rede social de fotos tem um recurso totalmente copiado do BeReal chamado Candid Stories, mas o Brasil ficou de fora. Nos Candid Stories, todos que fazem a captura com as duas câmeras do celular podem ver conteúdos dos outros de maneira pública.

Para o Messenger, contudo, a novidade poderia funcionar melhor devido ao viés voltado para a troca privada de mensagens. Em vez de compartilhar as coisas com o mundo, você o faria apenas com seu círculo de confiança, o que poderia incentivar mais gente a entrar na brincadeira.

Recentemente, o app recebeu suporte aos bate-papos da comunidade no Brasil. O recurso funciona como as comunidades do WhatsApp, porém voltada para conversas feitas pelo Facebook e pelo mensageiro.