Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Canais do Instagram | Rede ganha chat para criadores estilo Telegram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Fevereiro de 2023 às 16h55

Link copiado!

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Tudo sobre Instagram

Hoje (16), o Instagram anunciou a estreia dos Canais, uma ferramenta de disparos em massa para criadores de conteúdo. A função permite que usuários da plataforma enviem mensagens públicas para seus seguidores com facilidade, seja com textos, imagens, reações ou enquetes, meio que aos moldes dos canais do Telegram.

Os Canais do Instagram são mais uma forma de criadores de conteúdo se aproximarem da própria audiência, ou personalidades e pessoas públicas anunciarem novidades importantes para todos os seus seguidores de forma rápida, usando uma ferramenta além de um post no feed ou story.

Continua após a publicidade

A apresentação do recurso foi feita pelo CEO Mark Zuckerberg, que também estreou o próprio canal hoje, o “Meta Channel”. Nele, serão divulgadas novidades importantes sobre a rede social e a empresa.

“Os criadores podem usar os canais de transmissão como uma maneira casual e rápida de manter os seguidores atualizados. Eles podem usar notas de texto, foto, vídeo e voz para compartilhar suas atualizações mais recentes e momentos dos bastidores e até mesmo criar enquetes para coletar feedback dos fãs”, explicou Zuckerberg.

Num canal, somente o autor pode enviar mensagens, mas todos os seguidores envolvidos podem interagir usando reações com emojis ou votando em enquetes. Futuramente, a função será enriquecida com mais recursos, como a capacidade de convidar outro criador para participar do canal e anunciar parcerias e espaços para receber perguntas para seções de “Perguntas e respostas”.

Como funcionam os Canais do Instagram?

Continua após a publicidade

Assim que o criador de conteúdo é autorizado a criar um canal no Instagram, ele pode fazê-lo nas DMs (Mensagens Diretas). Lá, ele deve convidar os seus seguidores para participarem do chat público e somente aqueles que aceitarem participar serão notificados de novas mensagens.

Posteriormente, o link para o canal poderá ser publicado num story ou fixado na biografia do perfil. Os participantes também poderão compartilhar um link do chat para convidar mais pessoas.

Usuários do Insta poderão criar canais públicos abertos para todos os seguidores interessados ou restringir a entrada somente para pagantes. Assim, cria-se mais uma forma de monetização de conteúdo na plataforma. Mesmo que a participação seja voluntária, membros de um canal podem silenciar a transmissão e evitar que notificações sejam enviadas ao celular. Além disso, também é possível sair da conversa a qualquer momento.

Disponibilidade limitada

Continua após a publicidade

Os Canais do Instagram serão disponibilizados de forma bastante limitada neste primeiro momento: somente alguns criadores de conteúdo dos Estados Unidos terão acesso à funcionalidade por enquanto. Vale mencionar que a novidade só funciona pelo celular. A função estreia no Instagram, mas será ampliada ao Messenger do Facebook nos próximos meses.