Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Candid Stories | Instagram ganha cópia do BeReal, mas Brasil fica de fora

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Dezembro de 2022 às 17h47

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram lançou nesta terça-feira (13) uma ferramenta para competir com a rede social BeReal. Chamado "Candid Stories" (Stories Escondidos, em tradução livre), o recurso permite ao usuário compartilhar fotos e vídeos produzidos em algum momento aleatório do dia. Os conteúdos devem usar as câmeras frontal e traseira do dispositivo simultaneamente.

A rede social já até contava com essa modalidade para produção de Stories e Reels há alguns meses, o que dava indícios de um recurso estilo BeReal. Agora, um aviso deve ser enviado diariamente para convidar usuários a compartilhar um pouquinho do seu cotidiano.

Continua após a publicidade

Como ocorre no rival, o Candid solicitará que os usuários compartilhem uma selfie uma vez por dia. A notificação será aleatória, portanto pode ser enviada pela manhã, durante à tarde ou no período da noite. O importante é fazer a foto ou gravar o vídeo assim que solicitado, mostrando espontaneidade no registro.

Como usar o Candid Stories?

A novidade fica posicionada na barra dos Stories, na área nobre destinada a ações sazonais da rede social, como o Ramadã e o Ano Novo Chinês. Será representada por um ícone que mistura círculo dos stories com uma carinha sorridente.

Ao clicar no local, o Insta deverá exibir todos os seus amigos (e alguns desconhecidos também) que usaram o recurso recentemente. Somente quem enviar seu conteúdo poderá ver as publicações dos demais, como uma espécie de story secreto.

Continua após a publicidade

Para publicar, basta criar um Story com as duas câmeras e marcar a opção correspondente antes de publicá-lo. Por ser algo secreto, não é possível compartilhar nem produzir conteúdos em cima das fotos ou vídeos. Não se sabe, contudo, se as pessoas ainda poderão tirar prints de tela, algo que sempre foi uma "pedra no sapato" do BeReal.

Quando o Candid Stories chega ao Brasil?

O Canaltech entrou em contato com o Instagram no Brasil para saber sobre a chegada do recurso país, mas não há nenhuma previsão de lançamento por aqui até o momento.

Continua após a publicidade

Durante a fase de testes, a ferramenta era conhecida como "Glimpse", mas acabou tendo seu nome alterado na versão final. A primeira visualização ocorreu em novembro de 2022 e foi exposta pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi.

O recurso era basicamente o mesmo de agora, portanto poucas alterações devem ter sido feitas de lá para cá. O BeReal chamou muita atenção nos últimos meses por incentivar fotos e vídeos espontâneos, ajudando a reduzir o conceito de mega produção dos influenciadores para cada conteúdo.

Nesta terça-feira (13), o Instagram anunciou a chegada de três novos recursos ao país, mas deixou a cópia do BeReal de fora. Foram lançadas as notas nas mensagens diretas DMs e disponibilizadas, em fase de testes, uma melhoria no "Sua Vez" e as coleções compartilhadas colaborativas.