Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mastodon, alternativa ao Twitter, ganha aplicativo oficial para Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Abril de 2022 às 16h36

Link copiado!

Reprodução/Mastodon
Reprodução/Mastodon
Tudo sobre Twitter

O Mastodon finalmente anunciou o lançamento do seu aplicativo para celulares Android. A rede social inspirada no Twitter tinha um aplicativo próprio para iOS desde o ano passado, mas somente agora desembarca na Google Play Store.

Esta versão mantém todas as características já usadas no iPhone, como o suporte a qualquer comunidade, envio de publicações, recebimento de notificações, pesquisa por posts e assim por diante. Há suporte ao modo escuro do Android de forma nativa, mas os temas dinâmicos do Material You ainda não funcionam.

Continua após a publicidade

Infelizmente, o aplicativo original não suporta a visualização da linha do tempo local, que abrange uma lista de todas as postagens públicas enviadas na comunidade. Também não há opção para ver a linha do tempo geral, com as publicações de todas as comunidades seguidas.

A boa notícia é que há vários clientes do Mastodon criados por terceiros com esses e outros recursos, cada qual com seus designs próprios, como oTusky no Android e o Toot! no iOS. Você pode baixar um deles e ver se prefere a experiência original ou aprimorada desta inovadora rede social.

O que é o Mastodon?

Continua após a publicidade

Mastodon se destaca no momento como uma das melhores alternativas às plataformas tradicionais porque oferece uma estrutura muito semelhante ao Twitter, porém com diferenciais interessantes. O funcionamento é uma mistura de e-mail com chat, pois possibilita interagir com pessoas via mensagens trocadas.

O usuário se inscreve em uma comunidade (servidor) e pode seguir gente de qualquer outra comunidade, como ocorre quando você manda um correio eletrônico do Gmail para o Yahoo, por exemplo. Não há um banco de dados centralizado, coleta de dados pessoais ou uso de algoritmos para mostrar conteúdo.

O protocolo usado no serviço é o ActivityPub, de código aberto e já usado por outras redes sociais independentes. Isso significa que quem está cadastrado no Mastodon pode seguir pessoas no PixelFed, uma espécie de cópia do Instagram que também usa o mesmo protocolo.

Se você está cansado de usar as mesmas redes sociais, então talvez seja a hora de experimentar uma nova experiência com o Mastodon. Quem sabe esse não é o início de uma plataforma que pode estourar nos próximos meses.

Continua após a publicidade

O aplicativo do Mastodon para Android está disponível na Play Store.

Fonte: XDA-Developers