Publicidade

Rival do Twitter, Bluesky já pode ser usado sem convite

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Bluesky
Divulgação/Bluesky

Rival do X (antigo Twitter), o Bluesky exigia que uma pessoa tivesse um convite ou fizesse parte de uma lista de espera para criar uma conta na plataforma. Porém, esses dias acabaram: a rede social de microblog anunciou nesta terça-feira (6) que qualquer interessado faça um perfil e comece a postar à vontade. Esse movimento tem como objetivo "descentralizar o produto", afirmou a CEO Jay Graber.

Até o momento, há pouco mais de 3 milhões de contas ativas no Bluesky, mas como não será mais necessário aguardar para criar um perfil, esse número tende a aumentar nos próximos meses. Dessa forma, a rede pode realmente se tornar um adversário do X de Elon Musk, assim como o Threads da Meta tenta ser desde seu lançamento em 2023.

Bluesky quer descentralizar as redes sociais

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com a liberação geral para novas pessoas aderirem à plataforma, o Bluesky faz parte de um movimento que visa a descentralização das redes sociais. Isso porque a plataforma é um produto de código-aberto, ao contrário de outros nomes que são controladas por uma companhia central, como Facebook, TikTok e o próprio X.

"Nós realmente acreditamos que o futuro do social é, e deve ser, aberto e descentralizado. Isso é algo que consideramos bom para o debate público em geral", afirma Graber. 

Vale lembrar que há muito chão para a plataforma realmente se tornar uma adversária da empresa de Elon Musk. Por exemplo: ainda não há a opção de mensagem direta na rede social, o que dificulta a conversa entre duas pessoas sem ser nas postagens comuns — leia o comparativo entre o Bluesky e o X feito pelo Canaltech para conhecer todas as diferenças entre as redes antes de decidir trocar uma pela outra.