Koo lança programa de recompensas no Brasil
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A rede social Koo lançou nesta sexta-feira (10) um programa de monetização para usuários brasileiros. O projeto vai oferecer moedas que poderão ser trocadas por vouchers e cupons de desconto para quem utilizar com frequência a plataforma rival do Twitter.
O funcionamento do programa é bem simples: basta navegar por pelo menos 10 minutos por dia para reivindicar suas moedas. As recompensas serão progressivas e vão aumentar 100 moedas por dia para quem mantiver a fidelidade de acesso. Quem acessar por sete dias seguidos poderá ganhar até 2,8 mil moedas por semana.
Um cronômetro é exibido na tela principal para mostrar quanto tempo falta para alcançar o seu bônus diário. Os minutos são contados enquanto o app está aberto, então não importa se você vai escrever um conteúdo, ler o seu feed ou apenas deixar executando para ganhar suas moedinhas.
Até o momento, não foram reveladas quais serão as recompensas para troca, por isso não dá para saber quanto será preciso acumular. Diferentemente do Kwai e do TikTok, que fazem ações para remunerar os usuários com dinheiro, aqui parece que não haverá pagamentos em moeda fiduciária.
"O Koo acredita que os usuários devem obter benefícios todos os dias [...]. Esses benefícios serão impulsionados por empresas que desejam disponibilizar descontos e cupons aos nossos usuários", explicou a rede social em mensagem enviada aos usuários. As recompensas do Koo seriam uma forma de agradecer aos brasileiros pelo tempo que passarem na plataforma.
Também não foram anunciadas quais empresas devem participar das ações, o que sugere uma fase de negociação de representantes da rede social com marcas brasileiras. A estratégia de trocar moedas por vouchers é bem comum em aplicativos de criptomoedas, porque servem como "queima de ativos" para o preço não despencar, mas são incomuns em redes sociais — o Kwai tem algo parecido para certos parceiros.
Koo vai voltar?
A rede social despontou em novembro de 2022 como um meme, devido ao seu nome sugestivo, mas acabou caindo nas graças do público local por se empenhar em oferecer uma alternativa ao Twitter. O Koo teve uma explosão de pessoas e alcançou mais de 2 milhões de usuários em pouco mais de um mês.
Com os bugs e medidas nada amistosas do Passarinho Azul, o Passarinho Amarelo aproveitou a deixa para tentar trazer de volta as pessoas. Ontem (9), a rede social usou seu perfil oficial no Twitter para dizer que estava experimentando um aumento inesperado de tráfego, provavelmente devido às falhas no Twitter.
O programa de monetização do Koo só funciona no aplicativo para Android e iOS, portanto não adianta tentar pelo navegador. É preciso saber se dar apenas descontos será suficiente para fazer o brasileiro voltar a entrar no Koo.