Publicidade

Instagram vai exibir propagandas nas pesquisas

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Daniel Korpai/Unsplash. Montagem: Canaltech
Daniel Korpai/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram começou a exibir anúncios em locais inéditos, como nos resultados de pesquisa. A rede social pretende expandir o posicionamento das propagandas para oferecer às empresas mais maneiras de serem encontradas pelo público.

Quando alguém pesquisar por um termo específico, como "tecnologia", posts patrocinados apareceriam no feed. A vantagem disso é uma exibição mais natural, já que a pessoa estará rolando a tela e terá opções não pagas para escolher, sem forçar a barra como em outros estilos de publicidade invasiva.

O modelo é parecido com o que já ocorre hoje no algoritmo de recomendação. Se a pessoa pesquisa por um assunto ou segue uma página, o sistema passa a recomendar conteúdos similares na guia Explorar, no Reels e no próprio feed. Agora, essa lógica passaria a valer também para os anúncios patrocinados na pesquisa direta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o Instagram, o posicionamento poderá ser escolhido no momento de configuração das campanhas e deve ser lançado globalmente nos próximos meses. Ainda não foram dados mais detalhes sobre o funcionamento ou o custo do formato.

Lembretes de eventos pagos

Outra novidade é o teste de um formato para a inscrição em eventos, lançamentos ou lives futuras. O "Reminder Ads" permitiria criar anúncios que deixam o usuário se cadastrar para receber lembretes com 24 horas ou 15 minutos de atencedência, bem como no momento em que o evento começar.

Embora o anúncio apareça como patrocinado, o cadastro nos lembretes funcionará como uma notificação comum. Eles serão enviados para a área de avisos do Insta e também aparecerão na tela de bloqueio.

A Meta pretende fortalecer o seu modelo de monetização com anúncios, o principal sustentáculo do seu negócio atualmente. A empresa precisou cortar custos após ver a receita encolher nos últimos trimestres — cerca de US$ 1 bilhão a menos no quarto trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.

A companhia também perdeu uma boa fatia do mercado quando a Apple passou a consultar usuários se gostariam de ser rastreados para fins publicitários com o App Tracking Transparency (ATT). A partir de fevereiro de 2022, a empresa iniciou a construção de um novo sistema para tentar manter a receita de propagandas em alta.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*