Publicidade

Instagram libera uso de moderadores em lives

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2022 às 16h18

Link copiado!

Nathana Rebouças/Unsplash. Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Nathana Rebouças/Unsplash. Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram liberou um recurso que permite aos organizadores de lives definirem moderadores para ajudar a gerenciar a transmissão. Os mods terão a capacidade de excluir comentários, remover espectadores da transmissão ou bloquear a interação de contas específicas que não sabem se comportar.

Esse é um recurso presente em quase todas as plataformas de transmissão ao vivo, mas que não existia no Instagram. Para o anfitrião de uma live, é bastante complicado se concentrar na conversa e precisar estar atento ao que os seguidores falam durante todo o tempo.

Continua após a publicidade

Os moderadores podem ser atribuídos assim que a transmissão começar. É só clicar no ícone de três pontos durante a live, na barra de comentários, para atribuir o cargo de confiança a uma pessoa selecionada.

A rede social deve mostrar uma lista de contas sugeridas, possivelmente baseada em escolhas passadas ou perfis de maior proximidade com o organizador. Se o moderador desejado não aparecer na lista de sugestão, o organizador pode realizar a busca pela conta desejada.

Vale ressaltar que as opções ainda são bem limitadas quando comparadas a outros serviços similares, como o TikTok. Os mods não tem total autonomia nem conseguem usar ferramentas que ajudariam no engajamento, como enquetes, perguntas/respostas ou fixar comentários.

Continua após a publicidade

6 anos de espera

Os primeiros rumores da chegada dos mods ao Instagram surgiram em novembro de 2021, com alguns testes feitos pelos desenvolvedores do aplicativo. Surpreende lembrar que as lives no Insta existem desde 2016, mas somente seis anos depois a plataforma decidiu oferecer suporte nas transmissões. Isso provavelmente só ocorreu devido ao boom de lives ocorridos a partir de 2020, quando muitos influenciadores usaram o isolamento social para se aproximar de seus seguidores.

Plataformas especializadas em livestreming, como a Twitch e o YouTube, já têm a opção de moderadores há muitos anos. Em perfis com elevada quantidade de seguidores, é natural aparecer "engraçadinhos" ou pessoas desrespeitosas em meio aos comentários, algo que pode prejudicar o bom andamento de uma conversa.

Curiosamente, até o Facebook já tinha a possibilidade de adicionar mods nas transmissões, principalmente em razão do apelo ao público gamer da plataforma. Essas ferramentas agora passam a ser incorporadas ao Instagram com o objetivo de entregar uma experiência mais similar.

Continua após a publicidade

Lives no Instagram se tornaram mais lucrativas desde que a plataforma introduziu opções de monetização. Com essa possibilidade, os moderadores podem até ser pagos para cuidar do bate-papo e possibilitar transmissões mais agradáveis para todos, tanto para o streamer quanto para os espectadores.

Fonte: Instagram