Publicidade

Instagram terá recurso básico para competir com outras plataformas de lives

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Novembro de 2021 às 16h23

Link copiado!

Reprodução/Pocket-lint
Reprodução/Pocket-lint
Tudo sobre Instagram

Um dos fatos mais marcantes da pandemia da covid-19 no ambiente digital foram as lives no Instagram. Isso fez com que o recurso tivesse um crescimento súbito e muita gente que nunca havia usado o formato passasse a se aventurar nas transmissões ao vivo, algo que exigiu obviamente mais atenção dos desenvolvedores. Agora, a rede social deve trazer um recurso para facilitar o gerenciamento das lives via plataforma.

Pelo modelo atual, o perfil organizador da live é 100% responsável por ela e precisa cuidar de tudo: desde o envio de convites aos participantes até a parte de moderação de conteúdo e exclusão de pessoas. Com transmissões muito cheias de visualizadores, é praticamente impossível se concentrar na conversa e nas falas dos usuários no chat.

Continua após a publicidade

Segundo o leaker e engenheiro reverso Alessandro Paluzzi, a plataforma social pode lançar em breve um recurso para adicionar moderadores nas streams. Conforme os prints de tela compartilhados, a funcionalidade ficará posicionada na parte superior das configurações e devem possibilitar a definição desse cargo de forma bastante simples durante a transmissão — é preciso estar na sala para ser convidado.

Ainda não dá para saber exatamente quais poderes o moderador terá, mas certamente será possível apagar comentários indevidos. Se o recurso copiar o que já existe no TikTok, por exemplo, também seria possível silenciar pessoas ou até bani-las do chat, caso se recusem a seguir as normas de boa conduta.

Mais foco na conversa

Fato é que a adição será muito bem-vinda para que o criador possa se concentrar no que sabe fazer de melhor, com a parte burocrática destinada a um amigo, funcionário ou perfil de confiança. Como ainda está em fase de desenvolvimento (apenas foi encontrado o código na versão de testes), é provável que a novidade leve ainda algumas semanas ou meses — ou que jamais veja a luz do dia — para ser implementada no app beta.

Continua após a publicidade

Mas como a competição entre os rivais pelos vídeos está cada vez mais acirrada, é bem provável que a moderação de lives não demore muito a chegar, caso contrário as pessoas podem trocar de vez o Instagram por outras soluções mais completas do mercado.

No mês passado, o Instagram anunciou novos recursos para os criadores que usam as lives: o agendamento de transmissões e o modo de treino. No primeiro caso, é possível marcar data e hora, com antecedência de até 90 dias, para organizar tudo melhor, além de possibilitar a divulgação prévia em outras redes sociais. Já o recurso de prática criará uma sala provisória e fechada para que o criador possa realizar testes de microfone, enquadramento e iluminação antes de entrar ao vivo.

Fonte: Alessandro Paluzzi