Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram terá tags para ajudar criadores a receberem crédito por conteúdo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2022 às 14h40

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram começou a liberar um recurso de tags aprimoradas para possibilitar um sistema melhor de identificação dos criadores de conteúdo. Essa novidade permitirá que as pessoas sejam marcadas em contribuições específicas em uma foto ou vídeo com sua especialização profissional, assim dá para creditar a participação de um produto ou um serviço a determinado perfil.

Embora já seja possível marcar pessoas, hoje apenas o nome de usuário é exibido, o que pode ser pouco eficaz para identificar um profissional. Com as tags aprimoradas, o serviço passará a identificar qual a profissão da pessoa ou segmento da empresa logo abaixo da conta. Um ator pode fazer um post com o figurino usado em um filme e marcar quem fez a maquiagem, costurou a boina e cortou o cabelo, por exemplo.

Continua após a publicidade

A adição deve ajudar criadores de conteúdo do Instagram a conseguirem mais exposição para seu trabalho. Ela pode ser usada no momento da criação do post: é só tocar em "Adicionar marcação" e escolher a pessoa a ser marcada. Haverá uma nova opção que permitirá exibir a categoria de perfil, assim a plataforma vai puxar automaticamente as informações da biografia.

Essas categorias são configuradas pelo usuário logo que cria uma conta profissional, tais como fotógrafo, jornalista, músico, educação ou criador de vídeo. Elas podem ser trocadas por meio das opções de configuração e devem refletir qual o seu ramo de atividade.

Apoio à comunidade negra

Segundo o Instagram, o crédito e o reconhecimento criativo são um "ponto de partida para descobertas, novas oportunidades e empoderamento econômico". A plataforma aposta que essa novidade poderá ajudar criadores negros ou profissionais sub-representados, porque isso combate a apropriação cultural e intelectual dos outros.

Continua após a publicidade

Esse foco na população negra, na avaliação da rede social, é fundamental para fortalecer o trabalho na web, que muitas vezes é desprezado pelo simples fato de terem atuado nos bastidores. Com isso, além de ver o excelente resultado visual de uma foto bem trabalhada, será possível saber quem foi responsável com o devido crédito.

Não está claro se todos receberão a novidade de uma vez ou se a liberação será gradual, como já ocorreu em outros recursos anteriores. O ideal é manter o app atualizado para possibilitar a chegada mais rápida das tags aprimoradas.

O lançamento das tags chega no mesmo dia em que o Instagram removeu dois aplicativos autônomos para edição de conteúdo das lojas de aplicativo do iOS e Android. O Hyperlapse e o Boomerang foram incorporados ao próprio app principal e ao Layout para manter o uso pelos criadores de conteúdo, porém com uma maior centralização dos esforços.

Fonte: Instagram