Instagram lança mais um recurso estilo TikTok para não ficar para trás do rival

Instagram lança mais um recurso estilo TikTok para não ficar para trás do rival

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2021 às 12h19
(Imagem: Reprodução/ Claudio Schwarz/Unsplash)

Com o fortalecimento dos vídeos, o Instagram busca trazer cada vez mais recursos relacionados a este tipo de formato. O Reels, por exemplo, copia diversas funcionalidades do TikTok para tornar a experiência similar, sendo a inserção de músicas e efeitos sonoros uma das principais.

Para incentivar o uso nos Stories e Reels, a rede social criou um filtro de pesquisa específico para agilizar a localização do resultado. Ao procurar por determinada palavra-chave, como o nome de um artista ou um álbum, o usuário terá como resposta contas, tags, locais e áudios relacionados.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao tocar em algum áudio específico, a plataforma mostra quem o usou recentemente e os conteúdos em alta. Isso pode ser muito útil para inspirar a criação de vídeos, já que dá para fazer uma “colinha” do que deu certo.

Essa adição no Instagram é algo que já existe no TikTok desde o início — embora lá o nome da guia seja Sons e ela revele quantos vídeos já usaram aquele áudio antes. Obviamente que a plataforma do Facebook não pretende deixar tudo exatamente como o rival, mas parece bem clara a tentativa de reproduzir a mesma experiência.

Clique na lupa e busque pela música favorita (Imagem: Matt Navarra/Twitter)

O recurso ainda não está disponível para todos e aparentemente só funciona no app para celulares — as fotos foram tiradas no Android. Como não há nenhum pronunciamento oficial da companhia, fica a dúvida se é um teste com um pequeno grupo ou se já é a implantação de uma nova funcionalidade, liberada gradualmente para evitar congestionamento no servidor.

Luta pela liderança dos vídeos curtos

O Reels tem se mostrado uma decisão acertada no Instagram, mas ainda longe de replicar o sucesso crescente da rede social chinesa — recentemente, o app ultrapassou 3 bilhões de downloads e superou o Facebook. O rival tem quebrado sucessivos recordes e atraído a atenção de cada vez mais influenciadores digitais, principalmente em decorrência do seu sistema de monetização de conteúdo.

Apesar disso, o serviço do Insta ainda está à frente dos rivais quando o assunto são as receitas publicitárias. E é justamente sob esse aspecto que a plataforma tenta se reinventar para manter o dinheiro circulando dentro do seu ecossistema. Por enquanto, isso ainda é uma verdade, mas é impossível prever o que acontecerá nos próximos meses.

Fonte: Matt Navarra  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.