Instagram estuda colocar anúncios em mais um local da rede social

Instagram estuda colocar anúncios em mais um local da rede social

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Agosto de 2021 às 17h46

Como forma de ampliar a arrecadação de recursos, o Instagram começou a testar a inserção de propagandas nas lojas virtuais. Chamado de Shops (Lojas, em português), essa guia permite a marcas e criadores de conteúdo comercializarem produtos ou serviços. Com o experimento, o Instagram deve autorizar a criação de imagens únicas ou carrossel de fotos com destaque patrocinado, conforme relatado pelo portal TechCrunch.

Assim como as lojas, que foram liberadas inicialmente para um público escolhido a dedo, as Shop Ads também devem ser restritas a alguns poucos perfis dos Estados Unidos neste momento. Caso o formato dê certo, a expectativa é a ampliação para outras regiões do mundo, afinal as lojas do Insta são uma adição bastante prática para realização de compras.

Lojas patrocinadas devem aparecer no topo da área destinada a elas, com ênfase maior (Imagem: Reprodução/Instagram)

A vantagem do Shops é o fato de permitir uma experiência de aquisição direta na rede, sem precisar de links redirecionados para e-commerces e páginas externas. Essa parece ser uma ótima estratégia, já que a opinião de influenciadores digitais associada à facilidade de compra pode resultar em ótimas vendas por impulso. Os desenvolvedores também estudam outros modelos de publicidade para as lojas, como um leilão, no qual o maior lance leva um item para casa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nesta fase inicial, os anúncios serão exibidos apenas no celular, porque a guia Loja ainda é um recurso exclusivo dos dispositivos móveis. Se considerar que a esmagadora maioria dos acessos são feitos por apps para iOS e Android, isso não chega a ser um problema. Os anúncios devem ser exibidos conforme o comportamento do usuário no Instagram, portanto quem adotar um hábito mais consumista deve se deparar com mais propagandas.

Formato de anúncios para lojas

Por enquanto, apenas sete anunciantes poderão usar o patrocínio de lojas para vender produtos: Away, Donny Davy, Boo Oh, Clare paint, JNJ Gifts, DEUX e Fenty Beauty. Essas marcas englobam áreas muito populares de produtos para usuários do Instagram, como beleza, moda, decoração e produtos para pets.

A empresa ainda não revelou o custo dos anúncios nem a forma de medição para cobrança — se será por visualizações, tempo determinado ou por conversão. Também não foi estipulada uma data para levar as Shop Ads de modo público, embora haja planos de fazê-lo "nos próximos meses".

Fonte: TechCrunch  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.