Publicidade

Instagram estuda colocar anúncios em mais um local da rede social

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Agosto de 2021 às 17h46

Link copiado!

Instagram estuda colocar anúncios em mais um local da rede social
Instagram estuda colocar anúncios em mais um local da rede social
Tudo sobre Instagram

Como forma de ampliar a arrecadação de recursos, o Instagram começou a testar a inserção de propagandas nas lojas virtuais. Chamado de Shops (Lojas, em português), essa guia permite a marcas e criadores de conteúdo comercializarem produtos ou serviços. Com o experimento, o Instagram deve autorizar a criação de imagens únicas ou carrossel de fotos com destaque patrocinado, conforme relatado pelo portal TechCrunch.

Assim como as lojas, que foram liberadas inicialmente para um público escolhido a dedo, as Shop Ads também devem ser restritas a alguns poucos perfis dos Estados Unidos neste momento. Caso o formato dê certo, a expectativa é a ampliação para outras regiões do mundo, afinal as lojas do Insta são uma adição bastante prática para realização de compras.

Continua após a publicidade

A vantagem do Shops é o fato de permitir uma experiência de aquisição direta na rede, sem precisar de links redirecionados para e-commerces e páginas externas. Essa parece ser uma ótima estratégia, já que a opinião de influenciadores digitais associada à facilidade de compra pode resultar em ótimas vendas por impulso. Os desenvolvedores também estudam outros modelos de publicidade para as lojas, como um leilão, no qual o maior lance leva um item para casa.

Nesta fase inicial, os anúncios serão exibidos apenas no celular, porque a guia Loja ainda é um recurso exclusivo dos dispositivos móveis. Se considerar que a esmagadora maioria dos acessos são feitos por apps para iOS e Android, isso não chega a ser um problema. Os anúncios devem ser exibidos conforme o comportamento do usuário no Instagram, portanto quem adotar um hábito mais consumista deve se deparar com mais propagandas.

Formato de anúncios para lojas

Por enquanto, apenas sete anunciantes poderão usar o patrocínio de lojas para vender produtos: Away, Donny Davy, Boo Oh, Clare paint, JNJ Gifts, DEUX e Fenty Beauty. Essas marcas englobam áreas muito populares de produtos para usuários do Instagram, como beleza, moda, decoração e produtos para pets.

Continua após a publicidade

A empresa ainda não revelou o custo dos anúncios nem a forma de medição para cobrança — se será por visualizações, tempo determinado ou por conversão. Também não foi estipulada uma data para levar as Shop Ads de modo público, embora haja planos de fazê-lo "nos próximos meses".

Fonte: TechCrunch