Publicidade

WhatsApp ganha novas figurinhas para incentivar vacinação contra COVID-19

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Abril de 2021 às 19h10

Link copiado!

Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (6) uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para lançar um novo pacote de figurinhas chamado "Vaccines for All" (Vacinas para todos, em português). O objetivo é incentivar a vacinação contra a COVID-19 e levar a mensagem positiva de esperança, alívio e alegria proporcionada por este ato.

O pacote de figurinhas inclui mensagens motivacionais, imagens bem-humoradas, desenhos fofos e agradecimentos aos profissionais de saúde, os herois que atuam na linha de frente do combate contra a doença. O conteúdo já está disponível para download na área de stickers do programa.

Continua após a publicidade

O aplicativo também contará com um chatbot em português para que os usuários possam tirar dúvidas sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e sobre as vacinas. Todas as informações são 100% confiáveis e divulgadas pela própria OMS.

“Enquanto as vacinas para COVID-19 são distribuídas em todo o mundo, este novo pacote de figurinhas visa incentivar sua aceitação e representar nossa esperança,” disse Andy Pattison, líder da equipe de Canais Digitais da OMS. “As vacinas são um divisor de águas, mas, por enquanto, devemos continuar a usar máscaras, seguir o distanciamento social, evitar aglomerações, ventilar espaços internos e manter as mãos bem limpas.”

Para contatar o Alerta de Saúde da OMS, basta adicionar o número +41798931892 à sua lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link a seguir: https://wa.me/41798931892?text=oi.

WhatsApp na luta contra a desinformação

Continua após a publicidade

Com a pandemia agravada em muitos países, em especial no Brasil, as autoridades têm buscado formas de se conectar com os cidadãos para esclarecer as principais questões. Por se tratar de um vírus novo, é comum o desencontro de informações entre técnicos da saúde, estudiosos, políticos e formadores de opinião.

Segundo o WhatsApp, a meta é ajudar os governos e as organizações internacionais a alcançar o maior número possível de pessoas ao redor do mundo, incluindo o desafio de acessar àquelas que residem em locais de difícil acesso ou pertencentes a grupos marginalizados.

Desde o início da pandemia, o WhatsApp já firmou parcerias com mais de 150 governos municipais, estaduais e federais, além de organizações, como a OMS e a UNICEF, para oferecer canais seguros de informações sobre a COVID-19. Além disso, a plataforma dispensou o pagamento das taxas normalmente cobradas para o envio de mensagens por meio da API do WhatsApp Business.

Continua após a publicidade

Em tempos de fake news e disseminação de boatos, que usam justamente o WhatsApp para se proliferar, a iniciativa se mostra uma iniciativa positiva do aplicativo para combater a desinformação. Essa missão pode ser facilitada com o uso do app, que possui amplo uso no país.