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Instagram explica como funcionam o algoritmo de recomendação e o shadowban

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2023 às 18h14

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Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
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O Instagram esclareceu o funcionamento do seu algoritmo de recomendação e sobre a punição aplicada a usuários conhecida como "shadowban". Em um post no blog oficial, o CEO Adam Mosseri falou sobre o ranqueamento de publicações.

“Existem muitas ideias equivocadas sobre o assunto. Reconhecemos que podemos nos esforçar mais para ajudar as pessoas, principalmente os criadores de conteúdo, a entender o que fazemos”, explicou Mosseri.

O executivo revelou que há diferentes algoritmos para cada parte do Instagram. A classificação do feed segue uma série de cálculos matemáticos próprios, que são diferentes do formato Reels, dos Stories, da Pesquisa e da guia Explorar.

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Instagram tem vários algoritmos

Mas não são somente os algoritmos em si os responsáveis por classificar quais conteúdos serão exibidos. Há também um conjunto de processos e classificadores — os chamados sociais signals — que, juntos, chegam a um resultado ideal para cada conta.

O anúncio de hoje (31) é uma atualização de um texto publicado pelo próprio Mosseri em 2021, quando falou sobre a classificação de conteúdo. Agora, a plataforma garante ter feito novos ajustes e decidiu compartilhar com os criadores para oferecer mais transparência.

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Como funciona o algoritmo do Feed do Instagram?

O Feed é a página inicial personalizada do Instagram e onde são exibidas as fotos e os vídeos curtos. Além de posts de amigos, há conteúdos patrocinados e aqueles recomendados pelo algoritmo.

Estes são os sinais mais importantes usados para ranquear posts no seu Feed do Instagram:

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  1. Atividade: publicações que curtiu, compartilhou, salvou ou comentou;
  2. Informações sobre a publicação: popularidade de uma publicação (quantas curtidas recebeu e com que frequência as pessoas interagem) e data e hora, além da localização — sim, a rede social tende a mostrar posts de maneira regionalizada;
  3. Interação com posts: curtir e comentar um post demonstra muito mais interesse que apenas visualizar um conteúdo;
  4. Histórico de interação: a quantidade de interações recentes com uma conta direciona o algoritmo para o seu interesse.

Como funciona a ordem dos Stories?

Os Stories são uma efetiva forma de compartilhar informações rápidas para os seguidores, pois os conteúdos ficam em área de destaque na tela. Ali sempre vão aparecer conteúdos de quem você segue e alguns anúncios, mas sem perfis recomendados.

Estes são os sinais mais importantes usados para definir quais Stories aparecem antes:

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  1. Histórico de visualização: considera a frequência com a qual você visualiza os stories de uma conta;
  2. Histórico de engajamento: observa o quanto você interage com os stories daquele perfil, a partir de curtidas ou DMs enviadas;
  3. Proximidade: amigos e familiares têm privilégio aqui, seguido por colegas ou contas de influenciadores favoritos.

Como funciona o Explorar do Instagram?

O Explorar é uma das áreas mais guiadas pelo algoritmo de recomendação, porque faz parte da sua essência. Como o nome sugere, ali é o local para se encontrar contas ainda não seguidas, vídeos interessantes ou fotos que podem atrair sua atenção.

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As ações mais importantes para o Explorar são curtidas, salvamentos e compartilhamentos, respectivamente. Já os sinais mais importantes analisados são os seguintes:

  1. Popularidade da publicação: posts que viralizam têm mais chance de parar na guia Explorar para quem se interessa por aquele assunto. Comentários, compartilhamentos, salvamentos, associados a quantidade e a velocidade de curtidas são os diferenciais aqui;
  2. Atividade no Explorar: quando você encontra algo na guia e interage, deixa implícito para a plataforma que concorda com a indicação. Logo, é provável que receba mais sugestões parecidas com aquela;
  3. Histórico de interação: quando você interage com algum criador desconhecido, avisa para o algoritmo que pode ter interesse pelos conteúdos. É provável que a guia passe a exibir mais coisas daquele perfil até que você o siga;
  4. Quantidade de interações: se você já visualizou post ou curtiu algo sobre um tema específico, é provável que a guia Explorar traga outros posts viralizados similares, por entender que aquilo é do seu interesse;

Como funciona o algoritmo do Reels?

O Reels é baseado no formato de vídeos curtos de entretenimento, consagrado pelo TikTok. A pegada aqui é mais voltada para a diversão, o que explica porque há tantos conteúdos humorísticos ou curiosos em destaque.

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Estes são os sinais mais importantes do formato Reels:

  1. Sua atividade: curtidas, salvamentos, “recompartilhamentos” ou comentários são avaliados;
  2. Seu histórico de interação: assim como no Explorar, vídeos do Reels pode ter sido criados por alguém que você não conhece. Se você interagiu com essa pessoa, talvez tenha interesse no assunto;
  3. Informações sobre o reel: conteúdo do vídeo, como a faixa de áudio ou os elementos visuais, e a popularidade são fatores balizadores;
  4. Quem publicou: o Instagram analisa a popularidade — número de seguidores ou o nível de engajamento — para identificar conteúdos interessantes. Perfis mais famosos tem mais chance de aparecer do que os desconhecidos.

Como funciona o shadowban no Instagram?

Por fim, Adam Mosseri explicou melhor o conceito de shadowban. Segundo ele, não há um consenso na definição, mas as pessoas geralmente se referem a contas ou conteúdos limitados ou ocultados sem a devida explicação.

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O chefão do serviço disse que isso não ocorre de propósito, nem é uma forma de incentivar a compra de anúncios. “É do nosso interesse como empresa garantir que os criadores de conteúdo alcancem os públicos deles e sejam descobertos e, assim, possam crescer e prosperar no Instagram”, detalhou.

O Status da Conta é uma ferramenta que ajuda o criador a entender porque um conteúdo pode não ter se qualificado para ter melhor alcance. Esse recurso, lembrou Mosseri, não é novo, mas está em constante evolução para dar mais transparência.

Qualquer conteúdo negativo que possa afetar a visibilidade de posts deverá aparecer ali. “Adicionamos recentemente a capacidade de ver se a sua conta é qualificada para aparecer na Pesquisa ou como uma conta sugerida. Você poderá fazer uma apelação se ela não for”, concluiu o chefe da rede social.