Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram vai mostrar anúncios em pesquisas feitas na rede social

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2023 às 17h13

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram começou a permitir a criação e exibição de anúncios nos resultados de pesquisa por desenvolvedores ou empresas. O novo posicionamento está disponível em todas as versões atuais da API de marketing da rede social.

Sempre que alguém pesquisar por uma palavra-chave relacionada, o algoritmo pode retornar com uma sugestão de post com aquele conteúdo para seguir. O anúncio ocupa boa parte da tela e pode incomodar quem deseja apenas encontrar criadores e publicações de modo orgânico.

É provável também que a pesquisa oriente o algoritmo sobre o interesse do tema, o que pode resultar em mais publicações patrocinadas no Feed e nos Stories. Para as empresas, isso pode ser útil para aumentar a conversão em uma área até então livre.

Continua após a publicidade

O serviço contará com um conjunto de dados para monitorar o desempenho da campanha. Os insights de anúncios vão trazer detalhes sobre como está a taxa de cliques ou conversões do posicionamento.

Empresas já podem anunciar no formato

Os anunciantes não precisam adotar nenhuma medida adicional nem atualizar nada. Na hora da montagem da campanha, basta marcar a opção “Resultados de pesquisa do Instagram” para usar.

Continua após a publicidade

Quem oferece aplicativos integrados à API apenas deverá fazer um pequeno ajuste técnico no código. Isso significa que o novo formato não será exclusivo da Meta Business Suite, acessível também por apps de agendamento de posts, uma ótima notícia para agências de publicidade.

Os testes com esse novo formato começaram em março, de maneira restrita e com previsão de expansão nos "próximos meses". Agora que houve a liberação para os desenvolvedores, espera-se uma expansão no formato.

Futuramente, a Meta, dona do Instagram, planeja usar inteligência artificial para criar anúncios otimizados. A IA poderia melhorar a eficácia de um anúncio, trocar fundo para variar os produtos e ajudar na redação do texto das legendas.