Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram voltará a ter feed em ordem cronológica

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Dezembro de 2021 às 09h13

Link copiado!

raphaelsilva/Pixabay
raphaelsilva/Pixabay
Tudo sobre Instagram

O Instagram voltará a ter feed com publicações exibidas em ordem cronológica, revelou o chefe da rede social Adam Mosseri numa audiência com um subcomitê do senado dos Estados Unidos. A plataforma trabalha nessa alternativa para o aplicativo, que chegará ao menos para complementar o atual modelo controlado por algoritmo.

Desde 2016, a rede não adota mais o feed cronológico de publicações e se baseia na sequência montada por uma análise automatizada sobre os gostos e preferência do utilizador. Naturalmente, essa decisão desagradou à parcela de usuários que preferia o feed limpo de interferências e que exibisse os posts de perfis seguidos em sequência.

Continua após a publicidade

Devido à desaprovação, desde que o algoritmo passou a tomar conta do feed, o Instagram começou a explorar outras ideias para dar mais sensação de controle ao usuário, destacou Mosseri. Exemplo disso foi o recurso “Favoritos”, que permitia definir quais perfis eram importantes e deveriam aparecer primeiro no app.

“Acreditamos em mais transparência e responsabilidade, bem como [em dar mais] controle ao usuário. É por isso que estamos trabalhando atualmente em uma versão com feed cronológico e esperamos lançá-la no próximo ano”, disse Mosseri.

Provavelmente, esse formato de feed não será o único da plataforma, como acontecia antes de 2016. O feed baseado em algoritmo tem vantagens sobre a experiência de uso do app, além de favorecer o posicionamento de posts recomendados e publicidade.

Ideia antiga

Continua após a publicidade

Apesar de ser regido por algoritmo há anos, o Instagram nunca largou de mão totalmente o feed cronológico. Em 2020, a plataforma teria experimentado internamente uma função que destacava “publicações recentes”, que brincava com a ideia da sequência de posts baseados no tempo de publicação.

Por enquanto, Mosseri não deu datas exatas para a implementação do feed cronológico do Instagram, mas ele garante esperar que aconteça no primeiro trimestre do próximo ano. No mais, a rede social deve dar mais notícias sobre a novidade em breve, de modo a anunciar oficialmente o recurso.

Fonte: The Verge, TechCrunch