Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram abandonará aba "Loja" para focar mais em conteúdo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Janeiro de 2023 às 17h10

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram vai abandonar o atalho para a aba “Loja” da barra inferior, anunciou o chefe da plataforma, Adam Mosseri, nesta segunda (9). A partir de fevereiro, a seção será composta pelos botões “Página principal”, “Pesquisa”, “Criar”, “Reels” e “Perfil”.

A ideia, segundo o executivo, é simplificar o Instagram e focar a plataforma naquilo que pretendem fazer: unir pessoas às coisas que mais gostam. “Para fazer isso, nós estamos nos dedicando em três coisas: inspirar pessoas a se expressarem, ajudá-las a descobrir o que amam e criar conexões entre usuários e as coisas que encontram”, pontuou Mosseri.

Continua após a publicidade

A aba "Loja" faz parte da barra inferior desde meados de 2020, quando a rede social colocou o atalho no lugar do feed "Atividades".

Apesar da explicação vaga, Mosseri dá pistas sobre o que fez a plataforma abandonar o botão “Loja” na aba inferior. A plataforma busca tornar a experiência de usuário mais direta e concisa para a criação e consumo de conteúdo, sem tanto foco na aquisição de produtos e serviços a partir do app.

Anteriormente, o botão “Criar” ficava ao centro da barra inferior, mas ele foi substituído pelo botão “Reels” e realocado para a Página Principal, ao lado do atalho para Notificações, ou na integração com a câmera, acessível ao arrastar para a direita enquanto está no feed.

Mudança prevista

Continua após a publicidade

“Como parte dessa mudança, a guia Loja do Instagram será removida. Você ainda poderá configurar e administrar sua loja no Instagram enquanto continuamos investindo em experiências de compras que agregam mais valor para pessoas e empresas em feeds, stories, Reels e mais”, explica a rede social numa página de suporte.

A retirada do botão "Loja", porém, não é exatamente uma surpresa. Em setembro do ano passado, o Instagram testou a tela inicial do aplicativo sem o atalho. Na época, também circulavam informações acerca do botão de um suposto memorando da empresa.

Ainda dá para vender no Instagram

As ferramentas de anúncios de produtos do Instagram, como descrição de produtos, links diretos para sites de compra e as páginas dedicadas para vendas serão mantidas na plataforma, mas não estarão mais disponíveis a partir de uma aba própria.

Continua após a publicidade

Porém, não se sabe se isso vai durar muito tempo. Nos últimos anos, o Instagram mudou de foco de forma significativa para disputar com o TikTok, deixando diversos produtos e projetos para trás. Nesse meio tempo, o Reels ganhou muito mais destaque e o IGTV foi aposentado de forma definitiva.

Talvez a plataforma esteja no caminho para abandonar sua área de vendas e foque mais na união entre comerciantes e consumidores, sem mais servir como uma vitrine interativa.