Gesto que viralizou no TikTok salva adolescente de sequestro
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
As informações correntes virais — as famosas “trends” — de redes sociais às vezes podem salvar a vida de pessoas e mais um exemplo desse efeito aconteceu recentemente nos Estados Unidos. Uma adolescente de 16 anos, dada como desaparecida pelos próprios pais na terça-feira (2), foi encontrada dias depois graças ao uso de um gesto que representa “violência doméstica” difundido no TikTok.
- TikTok lança guia de prevenção a suicídio, automutilação e transtorno alimentar
- Tiktok convida artistas e criadores negros para ações de combate o racismo
- Como fazer um TikTok de sucesso; veja 7 dicas
Na quinta-feira (4), um motorista se atentou a passagem de um carro por uma rodovia interestadual com uma menina no banco de trás que gesticulava com as mãos o pedido de socorro. O sinal começa com a palma da mão voltada para fora, aberta e com polegar ao centro, depois se fecha o punho, para prender o polegar.
“O motorista estava atrás do veículo e notou uma passageira fazendo gestos com as mãos conhecidos na rede social TikTok por representar violência doméstica — ‘eu preciso de ajuda; violência doméstica’”, explicou um comunicado divulgado pela polícia local.
Identificado o pedido, a testemunha chamou a polícia e seguiu por 11 quilômetros o veículo que levava a menina enquanto transmitia informações. Em dado momento, as autoridades alcançaram o carro, resgataram a jovem e prenderam o suspeito.
Gesto foi criado por associação canadense
O gesto do punho com o polegar para dentro foi criado pela Fundação de Mulheres Canadenses. O objetivo do sinal é servir como uma forma de pedir socorro de forma silenciosa e sem deixar rastros.
No Brasil, um dos sinais conhecidos para denunciar violência doméstica é a marcação de um “X” na palma da mão. Este método, porém, requer um pouco mais de discrição, já que demanda que a vítima tenha em mãos um batom e tempo para fazer o desenho.
A criação de gestos silenciosos para denunciar violência doméstica surgiu de uma tendência crescente nesse tipo de crime durante a pandemia de covid-19. As agressões contra as mulheres cresceram significativamente no isolamento social, em que as vítimas tendem a conviver exclusivamente com o companheiro sem contato com amigos e familiares.
Divulgação é a principal arma para o gesto
Sem o TikTok e as redes sociais, gestos como este teriam muito mais dificuldade em alcançar as pessoas e as potenciais vítimas. Como uma forma de mitigar esses crimes, é importante tanto divulgar o gesto quanto se manter atento aos sinais mais discretos de pessoas que sofrem com violência doméstica.
Para denunciar a violência doméstica no Brasil, basta ligar 180. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora do dia, a partir de qualquer aparelho de telefone. Há ainda um site do Governo Federal com mais informações sobre o combate à violência doméstica.
Fonte: CNN