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Como fazer um TikTok viralizar; veja 7 dicas

Por| Editado por Bruno Salutes | 13 de Julho de 2021 às 09h40

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(Imagem: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash)
Tudo sobre TikTok

O TikTok (Android l iOS l Web) é uma das redes sociais de vídeos mais utilizadas da atualidade. A plataforma, que alcançou uma popularidade astronômica no último ano, tem ditado inúmeras trends da internet — que, inclusive, invadem outros sites, como Twitter e Instagram. Por consequência, todos os dias novos usuários se cadastram na plataforma e, os mais ousados, decidem produzir seus próprios vídeos. Mas, afinal, como fazer um TikTok viralizar?

Esse é um questionamento interessante, já que a rede social é uma verdadeira fábrica de vídeos virais. Portanto, deve existir alguma estratégia para atrair a atenção dos outros usuários e alavancar suas visualizações. Se você quer conhecer o caminho das pedras, acompanhe as dicas a seguir.

Como fazer um TikTok de sucesso

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Publique conteúdos originais

Assim como em qualquer outra rede social, ser autêntico e publicar conteúdos originais é um grande diferencial. Com uma boa dose de criatividade, você poderá se destacar na plataforma rapidamente. Para ter mais sucesso, crie um vídeo com o qual as pessoas possam se relacionar. Embora o TikTok tenha uma veia de entretenimento bastante forte, a identificação é um ponto chave que não pode ser ignorado.

Aqui, as opções são bastante amplas: você pode criar tutoriais, exibir habilidades e talentos particulares, publicar vídeos de humor, dentre outros. Caso escolha esse caminho, a dica é fugir dos duetos e dublagens, que são muito comuns na plataforma. Além disso, é possível utilizar as ferramentas de edição do próprio aplicativo e se valer dos efeitos disponíveis para tornar o clipe mais atrativo.

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Faça os desafios da plataforma

Embora a criação de conteúdos originais seja uma estratégia interessante, essa não é a única alternativa para fazer um TikTok de sucesso. Como já citado, a plataforma é famosa pelos seus challenges (ou desafios), que costumam viralizar com facilidade.

Justamente por ser uma prática comum, o seu vídeo pode facilmente se perder na multidão. Portanto, abuse da autenticidade na hora de gravar e procure, de alguma forma, deixar a sua marca registrada no vídeo.

Use hashtags famosas

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Para alavancar o seu vídeo, é indispensável que a legenda tenha hashtags — ou melhor, as hashtags corretas. Afinal, é através delas que os usuários encontram conteúdos específicos. Isso vale tanto para vídeos originais quanto para os desafios da rede social.

Na primeira hipótese, você pode inserir palavras-chaves relacionadas ao que você mostra no vídeo. Felizmente, o próprio TikTok aponta as variações das palavras-chaves utilizadas por outros criadores, o que pode ser uma boa indicação do que utilizar. Se você fizer um desafio, ainda é possível verificar as hashtags adotadas por usuários que já entraram na trend.

Existem alguns aplicativos que identificam os termos mais populares da plataforma e podem te ajudar nessa tarefa. Como exemplo, temos o HashTest - Realtime Hashtag Testing ou ainda HashTags For TikTok - Best Tags For More Likes.

Use músicas populares

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A lógica das hashtags também se aplica aos hits musicais do TikTok: ao utilizar músicas populares, as suas chances de alcançar mais gente disparam. Não apenas porque a rede social prioriza conteúdos de sucesso, mas também porque é possível ver vídeos que utilizaram uma determinada música em uma seção especial — recurso que pode ser um grande aliado à popularidade do seu vídeo.

Poste nos melhores horários

Evite publicar em horários que os usuários estão offline. Isso reduzirá drasticamente as visualizações do seu conteúdo. Para fazer um TikTok de sucesso, é preciso que ele seja compartilhado em momentos estratégicos.

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Mas como saber quais são os melhores horários? Para tanto, basta aderir ao TikTok Pro, que é semelhante à conta comercial do Instagram. Os melhores horários estão disponíveis na aba de "Análise", localizada no menu "Ferramentas do criador". Ao acessar o detalhamento dos seus seguidores, você descobre em quais momentos do dia eles são mais ativos na plataforma.

Priorize a qualidade do vídeo

A qualidade de imagem é, sem dúvidas, um ponto crítico em qualquer rede social. Contudo, isso não significa que você precisa de uma câmera potente para proporcionar um conteúdo satisfatório aos seus seguidores.

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Embora a quantidade de megapixels tenha lá sua importância, uma boa iluminação pode fazer milagres, sobretudo se for natural. Verificar se a lente da câmera está limpa é outra prática que pode te ajudar, já que isso afeta o resultado final de forma significativa. Aliás, embora essa dica pareça um tanto quanto óbvia, muitas pessoas não tem tal costume.

Compartilhe o conteúdo em outras redes sociais

Como citado anteriormente, os vídeos do TikTok invadem com facilidade outras redes sociais e nada impede que você utilize isso a seu favor. Ao compartilhar o clipe em plataformas como Instagram e Twitter, mais usuários serão alcançadas. Além de mais visualizações, você provavelmente conseguirá alguns seguidores extras, já que as pessoas que te acompanham em outros sites terão acesso ao seu perfil.